Homenagem

Falam muito em gênios por aí. De quinze em quinze minutos, a imprensa elege um gênio pra vender pôster e um judas pro povo malhar.

A última foi dizerem que Steve Jobs, o dos computadores, foi um gênio. Gênio assim, com "Gê" maiúsculo, houve poucos. Entre eles, está, sem dúvida, Antônio Franscisco Lisboa (1738-1814), apelidado de Aleijadinho numa época que o políticamente correto era ensinado no pelourinho...

Escultor fenomenal a despeito da grave doença que o acometeu, chegava a pedir que lhe amarrassem as ferramentas de entalhe ao que lhe restava dos braços para continuar trabalhando. Mesmo nessas condições, produziu obras eternas, como essa, exposta num museu do Rio. 


Comentários

  1. Muito relativo, caro Marcelo. Acho totalmente plausivel que existam genios em diversas areas, nao sei nem se eh o caso do Steve Jobs, mas existem genios na arte, no esporte, na Ciencia, na politica e por ai vai. Tem gente que deve achar o trabalho do Aleijadinho uma porcaria, e por isso, fazer juizo de valor em relacao aa genialidade torna-se complicado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que existem gênios em todas as áreas, até na arte de preparar um cachorro quente. Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Aleijadinho é GÊNIO da vida e ARTE.

    Bom domingo.

    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
  4. Da mesma forma que os ídolos atuis são outros, os gênios também.
    Eu ainda prefiro tanto os ídolos quanto os gênios da antiga.

    E também prefiro não apostar nos ídolos e gênios miojo, que surgem instantaneamente e são de pouca consistência, to tipo efêmero.

    Cury

    ResponderExcluir
  5. Se não me falha a memória , afinal já possuo uma (in)certa idade rsrs, vi esta magnífica escultura que roubou minha atenção e captou minha emoção, no MAR, o novo e imperdível museu do Rio. A genialidade consiste em ser clássica, ou seja, eterna.Michelângelo não me deixa mentir, para ficar somente em mais um seminal exemplo. Gênios da hora, do modismo, passam e são trocados - assim como se trocam vitines de lojas - por outros igualmente vazios e sem consistência. Ainda não conheço estudo ou tratado artístico ou referência acadêmica que não reconheça ou exalte a genialidade do Aleijadinho, uma unanimidade conceitual como ARTE MAIOR.Não gostar de trabalhos dele é dar atestado de insensibilidade ou incapacitação no âmbito da arte.Gosto é, também, capacitação, estudo, pesquisa, conhecimento, etc., quando o assunto é arte. Reconheço que sou expert ou especialista somente em "inguinoranssas" rsrs.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  6. A Globo News fez uma propaganda tão grande de Margaret Thatcher, ao anunciar sua morte, dizia a reportagem que ela fez história, ora bolas, Hitler, Pinochet e muitos outros também fizeram história, só que de forma muito negativa.
    Só faltou beatificar Margaret Thatcher.

    O inferno deve estar em festa !!

    Cury

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas