Grandes encontros da História IV

Comentários

  1. Delícia!Vozes celestiais...talentos incomparáveis...lindo !

    ResponderExcluir
  2. Realmente, vale a pena rever. também achei no youtube:
    Toquinho (ao que vai chegar).
    E de toquinho e vinicius (Porque será),essa musica fala da perda do encanto no relacionamento.
    Sergio.

    ResponderExcluir
  3. Prece incrível, mas por coincidência, antes de acessar esse agradável blog, eu estava ouvido exatamente essa bela música no rádio.

    Esses grandes encontros que o Marcelo brinda os leitores são sempre sensacionais !!

    Cury

    ResponderExcluir
  4. Genial, magnífico, excepcional...mas, como os tempos "merdernos" rsrs...estão mais mediocrizados e infantilizados, e o mau gosto assola a humanidade, suponho oportuno homenagear e reverenciar, além do indiscutível MAESTRO SOBERANO, o TOM MAIOR... a número um da melhor música brasileira de qualidade , de excelência, reproduzindo alguns trechos da irretocável crônica com as pontuais palavras da Maria Clara Bingemer: "Elis continua viva em Deus, que lhe deu o dom divino da música que saía qual instrumento de sua privilegiada garganta.
    A Pimentinha, o furacão de voz potente e aveludada. Jeito de menina e coração maduro de mulher. Sorriso maroto escondendo dores e amores. Temperamento forte, que picava feito pimenta na boca, fazendo língua arder e olhos chorarem. Arte que explodia em beleza e maravilha, fazendo a baixinha ganhar estatura de gigante e os ouvintes vibrarem em uníssono, arrastados por seu canto.

    Sou da geração que Elis “arrastou”. Arrastou com sua voz, com seu canto, com seu repertório impecável, com sua voz inigualável, a experiências de plenitude de vida e gozo musical. Arrastou para um novo tempo, uma nova etapa de viver. Nós e o Brasil estávamos passando por profundas transformações. E a força vulcânica da arte de Elis Regina ajudou a nos “arrastar” para uma esperança que, para muitos de nós, já não parecia possível. Ouvir a vibrante voz da Pimentinha conclamando a entrar no mar e acreditar numa pesca milagrosa quando o mar parecia literalmente “não estar para peixe” foi algo inesquecível.

    Depois, tão cedo, tão prematura, a notícia de sua morte. Notícia triste, tão triste que não apenas o Brasil chorou mas o mundo inteiro. Perder tão cedo uma artista assim completa, assim agraciada, assim vital, era um empobrecimento cruel que nos golpeou duramente. E do qual até hoje não nos recuperamos completamente. Outras artistas – genialmente talentosas algumas - vieram simultânea ou posteriormente a Elis. Mas há um lugar ocupado por ela, onde até hoje existe um vácuo. Sua unicidade ainda é um fato na constelação privilegiada que ilumina a arte brasileira.

    Pois que artista algum dia pensou em inscrever a própria voz, como se fosse um instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil? Ela o fez. E bem o fez, pois sua voz era em realidade um instrumento, puro e melodicamente afinado pelo próprio Criador, que conhecia os sons corretos e absolutamente adequados a emitir a cada instante e momento. A voz de Elis, com suas pregas e cordas vocais, era algo por demais precioso para não figurar ao lado de oboés, violinos, cellos e etc.

    Arrastão, hoje, é sinônimo de violência, de desordem, de caos, não da alegria esfuziante que você cantou. O “Brazil” que não conhece o Brasil e que nunca foi ao Brasil que você denunciou com seu canto continua ativo. Infelizmente. São necessários mais talentos como o seu para exorcizá-lo".
    Abraço
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas