O dia indeciso


A terça-feira começou como eu: metade sol, metade chuva.

O mormaço quase calor queria fazer frente às nuvens ameaçadoras. Mas não se faz frente a uma frente fria, que aos poucos ganhou o ringue do céu e dominou o resto do dia.

Nem o sol pode com as nuvens. É como aquele jogo japonês fanástico... a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel, mas o papel envolve a pedra...

Na areia, esportistas envergonhados tentaram fazer a véspera de feriado pegar no tranco. Acabaram batendo os dentes e molhados. Não de água salgada, de água de chuva.

Turistas acidentais ou mal programados contemplavam o horizonte com olhar melancólico. Não foi desta vez que viram Ipanema e Copacabana no seu esplendor de verão, quando a cidade assume as cores azul e dourada.

Ninguém escolhe um dia de folga.

Muito antes dessa disputa de luta livre da natureza se instaurar no céu, eu tive um encontro com um velho amigo. Eu não o via, acho, desde os 8 ou 9 anos, quando ainda tinha aquela curiosidade infantil que nos faz olhar para tudo em todos os seus detalhes. Um amigo que, por ser tão pequeno, acabou ficando invisível na medida em que os anos se passaram.

Mas foi só prestar atenção numa dessas plantas de jardim, e, mais uma vez, o velho conhecido me fascinou.

Hoje, eu vi novamente o orvalho.


Comentários

  1. Marcelo, faltou você postar uma foto desse reencontro com seu amigo, depois de tantos anos, merecia uma foto.

    Eu também, as vezes, reencontro amigos que não via a muitos anos, fico tão feliz quando isso acontece, pois costumo guardar os amigos no coração.

    Paulinho Cury

    ResponderExcluir
  2. Cury, achei que só o orvalho na foto ficaria mais bonito. Abraço

    ResponderExcluir
  3. É, Marcelo, como disse o Fernando Pessoa, naquele poema que eu adoro, "o dia deu em chuvoso". Mas quero que faça sol no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,copacabana não precisa de um dia de sol,para que sua beleza seja vista.
    Com sol ou chuva,a princesinha do mar continua sendo a praia mais linda do Mundo! Ops:. Eu falei do Mundo,não é só do Brasil. Abs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  5. Passeando de lancha em ??? rsrs
    (o único ângulo para tirar essa foto da praia da Urca com a tv Tupi ao fundo e no mar)

    Paulinho Cury

    ResponderExcluir
  6. Engano seu, Cury, tirei da murada mesmo

    ResponderExcluir
  7. "Como tudo muda o tempo todo no mundo" , e "o que nos espera é exatemente o inesperado", eis que, senão, quando...o "milagre" se fez... e o que era sombra triste na véspera, se fez radiância alegre no feriado .Ato contínuo, o esplendoroso astro rei aqueceu, iluminou e eternizou, uma vez mais, a princezinha do mar.Corri em suas areias e banhei-me em suas águas, com o revigorante auxílio luxuoso daquele cenário único. Abraço do Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas