Pensamento do dia

O tempo não passa, quem passa somos nós

Estátua do marechal Deodoro da Fonseca, Centro (RJ)/Foto: Marcelo Migliaccio

Aproveite

Comentários

  1. Tem razão, passamos pelo tempo muito rápido.

    "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." (Oscar Wilde)

    Assuntos amenos não tem muita participação dos leitores, acho que preferem assuntos polêmicos !! rsrs

    Cury

    ResponderExcluir
  2. Ver e refletir faz muito bem à alma.

    Obrigada pela gentileza com a qual você nos cumula em suas fotos.

    Abraços fraternos,

    Wanda Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. A bela foto deste oásis verde remeteu-me ao Rubem Alves, cujas palavras como estas aqui transcritas, considero, similarmente, belas imagens dos instantes que nos escapam ininterrupta e inexoravelmente.

    "Tempus Fugit" quer dizer "o tempo foge". A vida é breve.
    "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.Portanto é necessária a reverência pela vida.’ Tudo o que é vivo deseja viver. Tudo o que é vivo tem o direito de viver. Nenhum sofrimento pode ser imposto sobre as coisas vivas, para satisfazer o desejo dos homens.Quando fracos, eles não têm o poder de nos resistir. Difícil é ter reverência pelos homens fortes, que se encontram ao nosso lado. Jesus ordenou ‘amar o próximo’. Porque é fácil amar o distante. O próximo é aquele que está no meu caminho, que tem o poder de me dizer não. Mais difícil que amar os doentes, que são carência pura, fraqueza pura, dependência pura, mendicância pura, é amar aqueles que estão ao meu lado e que são tão fortes quanto eu. Reverência pelos que estão ao meu lado, afinal, um homem nunca pode ser sacrificado para um fim.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Marcos, ter compaixão por quem está por baixo é mais fácil do que nutrir o mesmo sentimento por aqueles que estão por cima. Abraço

      Excluir
  4. Prezado Cury,

    Perante assuntos amenos participamos intensamente atraves de contemplacao.
    Bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  5. As crianças sabem ser feliz com naturalidade. Depois que crescemos somos influenciados pela mídia - consumismo - "amigos" - trabalho e, la se vai a naturalidade. Gostei do comentário do Marcos Lúcio. Boa semana à todos.
    Sergio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada me comove mais que uma criança, com sua pureza, sua disponibilidade e sua total falta de preconceitos. Abraço, Sergio.

      Excluir
  6. Marcos Lúcio citou Rubem Alves, eu tenho uma assinatura do jornal Correio Popular (Campinas) justamente para ler sua coluna semanal.

    Por coincidência, o tema da coluna de hoje é "Pensamentos da hora da morte".
    E como sempre, muito bom de se ler.

    Parece que Rubem Alves também anda lendo Marcelo Migliaccio. (rsrs)

    alexandre clistenes boa semana para você e para todos os leitores.

    Cury

    ResponderExcluir
  7. Como o atento Cury (eu também tinha pensado em digitar esta oportuna máxima do O.Wilde)citou a crònica do sempre imperdível Rubem Alves, imediatamente fui lê-la e destaquei esta pérola aos poucos, do inesgotável colar de palavras do brilhante autor:

    " Albert Camus escreveu no seu diário um pensamento que julgo ser merecedor da cuidadosa meditação dos terapeutas, especialmente psicanalistas: “Por uma psicologia generosa: Ajudamos mais uma pessoa dando dela própria uma imagem favorável do que apontando constantemente os seus defeitos”.

    Obrigado, Cury, pela preciosa dica rubemalvesiana, e boa semana a todos, Valeu, Sérgio, você ter curtido meu modesto comentário, cujo propósito maior foi divulgar, espontaneamente, o site do grande Rubem Alves.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Não resisti ao título e, curiosíssima, vim dar uma espiadela. Adoooooorei os comentários -sempre ótimos_ do sr. Marcos Lúcio e vou tratar logo de ler o Rubem Alves.
    Verônica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas