Sei não...

Futebol é o esporte mais popular do planeta porque é o único em que o mais fraco pode vencer o mais forte. Por isso, não é possível fazer previsões com segurança. Além dos 22 jogadores e dos juízes, há o imponderável, o imprevisível, que fica por conta da esfera, às vezes indomável, traiçoeira, sarcástica, impiedosa...

Mas se eu tivesse que apostar em alguém entre Brasil e Colômbia, apostaria na pátria das Farc, da Shakira, do Higuita e do Pablo Escobar. Os colombianos vêm jogando bem, venceram todos os seus jogos até agora (sem pênaltis, no tempo normal).

Já o Brasil empatou dois jogos e ainda não jogou bem nesta Copa. O esquema do time só tem defesa e ataque. Ninguém arma nada. Nossa única jogada é o Neymar tentar passar por quatro caras e fazer o gol. Fred, nosso maior goleador, não recebeu uma única bola em condições de concluir. E olhe que trata-se do melhor finalizador que eu já vi jogar, capaz de chutar em gol de qualquer lugar da área e qualquer que seja o jeito que a bola vier.

Felipão, além de medíocre como estrategista, é teimoso. Tem o perfil de treinador que vem desde a ditadura militar, autoritário, turrão (lembra do Telê?). Não é à toa que Parreira ainda está lá, agora como auxiliar técnico. No último jogo, as câmeras mostraram claramente Parreira dizendo a Felipão o que deveria ser feito em campo. Com Felipão e Parreira, há poucas chances de o esquema do time mudar, nem que isso nos custe a eliminação. Falta um armador de jogadas ao nosso time, até as mulheres estão enxergando isso.

Historicamente, toda seleção brasileira leva um perna-de-pau entre os titulares para disputar uma Copa. Serginho em 82, Zinho em 94, Everaldo em 70, Valdomiro em 74, Muller em 90, Cafu em 2002, e por aí vai. Ok, não foram perebas de carteirinha, mas eram bons para jogar em clubes, destoavam do resto numa seleção. Pra jogar na seleção brasileira, não pode ser bom, tem que ser craque.

Nesta Copa temos vários pernas-de-pau no time, reflexo do domínio dos empresários no futebol. Hulk, Daniel Alves são dois. (Tirei o Davi Luiz da lista pelo gol de falta, dias depois). Tudo bem, jogam em grandes clubes da Europa, mas não jogam tão bem assim. Hoje, empresários levam qualquer um a qualquer lugar. O garoto que não tiver um empresário bem relacionado desde cedo não consegue nem passar por um período de experiência num grande clube. Ou aceita vender sua alma a um desses cafetões da bola, ou não chega a lugar nenhum.

Quem acompanha este blog sabe que nadar contra a correnteza é uma especialidade da casa, no entanto, nesse caso, a maioria dos torcedores brasileiros vai concordar comigo. Vai ser fogo passar pela Colômbia. Contra o Chile, fomos salvos pela trave no último minuto da prorrogação e novamente por ela na disputa de pênaltis. O Chile perdeu três; nós, dois.

Nenhuma seleção está tendo vida fácil nesta Copa de ótimo nível técnico, o problema é que o Brasil não está jogando, nosso jogo não flui, não há jogadas bem tramadas, o gramado é liso, impecável, nosso time é que tem um buraco no meio de campo. Cheio de volantes e desgovernado, assim é o ônibus do Felipão. Um Falcão, Cerezo, Zico ou Sócrates já bastaria para arrumar nosso time.

E nas arquibancadas, corremos o risco de levar um show da torcida colombiana, que veio ao Brasil em peso e é muito animada. Nossa platéia de mauricinhos já levou um cala-boca dos mexicanos, porque não entende nada de incentivo ao time, aliás, é gente que não entende nada de futebol, mas que tinha grana pra pagar os ingressos caros da Fifa. Essa turma que está indo aos jogos só dá show de falta de educação, xingando a presidente da República e vaiando o hino nacional dos adversários, o que, ainda por cima, os motiva ainda mais.

Fora de campo, vai tudo bem. O Rio está um paraíso: gringos, festa e polícia por todos os lados, principalmente na Zona Sul. Só não recolheram os mendigos, porque os abrigos da prefeitura estão lotados. Os pivetes também estão por aí, mas não assaltam ninguém. Nenhum deles é bobo de se arriscar a cair nas garras de um PM que está há três semanas sem folga e há 15 horas em pé.


Foto: Marcelo Migliaccio





Comentários

  1. Comentário de quem viu o jogo Uruguai x Colômbia:

    - Os uruguaios jogavam cerveja na cara dos colombianos sem tomar dura de ninguém. O Maracanã estava um verdadeiro campo minado.

    O gaiato não perde a chance da piada:

    - Todo time é espelho da torcida. Por isso escalaram o "mordedor" .

    E logo mais um, lenha na fogueira:

    - O efetivo de bombeiros deveria ser de 140 no estádio. Só 60 compareceram para o trabalho, o mesmo acontecendo com os seguranças da área interna.

    boataria?

    Melhor começar a rezar pra Argentina não chegar na final.



    ResponderExcluir
  2. Se for para o Brasil perder, tomara ao menos que um hermano leve o título.

    ResponderExcluir
  3. Pouquíssimas vezes não concordei com Marcelo, mas dessa vez foi demais:
    " Fred, nosso maior goleador, não recebeu uma única bola em condições de concluir. E olhe que trata-se do melhor finalizador que eu já vi jogar, capaz de chutar em gol de qualquer lugar da área e qualquer que seja o jeito que a bola vier."
    Tá de brincadeira né ??
    Se não fosse tricolor, pensaria assim ??
    Parece a um garoto de 12 anos que não viu Zico, Romário, Ronaldo e o próprio Messi jogar.
    Viva a Copa, mas com coerência !! (rsrs)
    Cury

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zico e Messi não são centroavantes. Ronaldo nunca fez um gol de cabeça. Romário, bom Romário, como finalizador na área, é do nível do Fred, mas nunca vi Romário fazer os gols que Fred dez, inclusive de bicicleta, de costas, de virada, de sem pulo. Não entrou paixão culbística nessa análise, até porque os clubes morreram e hoje só alugam seus uniformes para as empresas colocarem seus jogadores.

      Excluir
  4. É Marcelo, dizer que suas análises não levam em conta a paixão clubística só pode ser piada. Comparar Romário com Fred só pode ser piada. Visite o Camp Nou e você verá um pouco do que Romário representou no Mundo do futebol. Romário, assim como Maradona foram fundamentais nas vitórias de seus países em copas e é isso que os torna acima da média. Messi, por melhor que seja não será maior que Maradona se não ganhar a copa. E Fred, a não ser que melhore muito, estará longe disso. Bem, não tem como esquecer que você defendeu o absurdo que foi mais uma virada de mesa do Fluminense e se isso não for paixão clubística, não sei mais o que é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, Alexandre, Puskas, Zico, Sócrates, Cruyff e tantos outros craques não ganharam Copa. Zinho ganhou. Então Zinho é melhor que Zico? Romário fez misérias no Barcelona, mas Ronaldinho Gaúcho também fez, assim como tantos outros. Virada de mesa se baseia numa ilegalidade. Quem escalou o jogador ilegalmente foi a Portuguesa, por isso perdeu os pontos.

      Excluir
    2. Você não me entendeu: Romario e Maradona além de terem sido craques em grandes clubes foram decisivos em copas jogando com times medíocres. De outro lado, Zico é contestado até hoje por não ter ganho. Quanto à virada se a questão é apenas de legalidade, por que o ICASA não subiu se o Figueirense escalou jogador irregular da mesma forma? Obviamente que a bandeira tricolor na mesa do presidente do STJD ajudou e muito.

      Excluir
    3. De hoje em diante, sou Icasa!!!! rssss

      Excluir
  5. É contra a Colombia q a seleção vai deslanchar.
    E Felipão ainda é a melhor opção...

    Torelly

    PS.Fred dez? Fred fez.

    ResponderExcluir
  6. Fala, Marcelão! Parabéns pelo meio milhão de acessos. Você merece! No caso da Seleção do Brasil, eu sempre acho que rola um marketing do exagero. Pois o futebol é o único esporte que vamos bem realmente, sendo assim, tem que dá certo de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  7. "... até as mulheres estão enxergando isso..." O pior é que é verdade!

    Marcelo,
    de você eu perdôo quase tudo. Ha...ha...ha.

    Abraços fraternos de uma torcedora desanimadinha.....

    Wanda Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também te perdôo. Porque neste post a paixão pelo futebol falou mais alto.
      Abraços
      Alciente Campos

      Excluir
  8. Foi legal ler o trecho a seguir:
    "Nossa platéia de mauricinhos já levou um cala-boca dos mexicanos, porque não entende nada de incentivo ao time, aliás, é gente que não entende nada de futebol, mas que tinha grana pra pagar os ingressos caros da Fifa.".
    Seu amigo Davis Sena Filho está dizendo no blog dele que a Copa é do povo. Só rindo pra não chorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nossa platéia de mauricinhos já levou um cala-boca dos mexicanos, porque não entende nada de incentivo ao time, aliás, é gente que não entende nada de futebol, mas que tinha grana pra pagar os ingressos caros da Fifa.".

      CERTISSIMO

      Torelly

      Excluir
  9. Marcelo,
    Fico contente por você, pelo meio milhão de acessos. Parabéns!
    Já comentei mais de uma vez que você coloca em palavras muito do que penso e sinto.
    Mas "... até as mulheres estão enxergando isso..." ?
    E a sua leitura da participação do Fred, ligeiramente parcial, não acha mesmo não?

    Mas, como disse a Wanda, de você eu perdoo quase, quase tudo.

    Estou com o coração na mão, esperando para ver o próximo jogo do Brasil. E sinceramente, não vou nem dizer que vença o melhor.

    Beijos,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas qual o problema em dizer, "até as mulheres estão enxergando isso" ?
      Que bom q elas estão...

      Torelly

      Excluir
  10. Meio milhão de acesso, imaginem esse conteúdo todo em um livro, venderia m u i t o !!!
    Alô editoras, temos um promissor escritor, que tal publicar suas idéias ??.
    Marcelo não tem claque, tem admiradores fieis,
    Cury

    ResponderExcluir
  11. Merecidíssimo esse número de acessos, significando que a casa do Rio Acima tem uma estrutura tão boa e recebe tão bem ...que os hóspedes comentaristas voltam sempre. Parabéns e que o número duplique, triplique, etc.

    ResponderExcluir
  12. Bicão pra frente futebol clube. Nossa Senhora...parecia corrida de cavalos. O quê estão treinando nas categorias de base? Cem metros rasos? Não consigo torcer contra seleção, apesar de revolta contra despejos e etc. Mas também não dá pra torcer pra falta de estética e arte. Prefiro perder dez copas jogando como em 82 do que ganhar uma com brucutu futebol clube. Acho Holanda já merece há muito tempo um título mundial e está jogando é bola. Infelizmente cruza com Costa Rica, país sem forças armadas, pra quem torço também. Que vença o melhor. Drum

    ResponderExcluir
  13. É ISSO AÍ MARCELÃO
    COM VOCÊ NA NET SÃO OUTROS 5oo

    Torelly

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas