Breve história

Eu tinha 1 ano de idade quando começou uma ditadura militar corrupta e sanguinária que só terminou aos meus 22, com os nordestinos comendo calangos para não morrer de fome.

Depois, com 53, incrédulo, vi iniciar-se um novo tempo de arbítrio, também em benefício de estrangeiros e do grande empresariado brasileiro. Como o outro período, este é sustentado pela desinformação, especialidade dos velhos barões da mídia. A única diferença é que agora vejo togas em vez de fardas, cédulas em vez de armas. Mas os canhões estão a postos, só por via das dúvidas.


A multidão que aplaudia Emílio Médici no Maracanã, agora vota em Jair Bolsonaro e quer petistas numa câmara de gás. O ódio dos torturadores de outrora foi disseminado entre a população devoradora de novelas e telejornais.

Essa ditadura atual, a do dinheiro e do fascismo, tenho dúvidas se viverei o suficiente para ver cair de podre. 


E um dia cairá.


Foto: Marcelo Migliaccio

Comentários

  1. Diante de tanta violência urbana no Rio, tem loucos que acham que só uma nova ditadura para acabar com a bandidagem.
    Mais esquecem que a ditadura matou milhares de pais de família, simplesmente por pensar diferente deles.
    Acabar com um problema criando outro não é a solução.
    Eu prefiro outras alternativas para acabar esse caos urbano.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas que defendem a volta da ditadura militar ou apoiam candidatos como Bolsonaro certamente não conhecem a história do pais, assim como aqueles que não estudaram biologia matam macacos para se livrar da febre amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem diria... Depois de tantas e tantas discordancias, quero dizer que concordo integralmente com o seu comentario.

      Excluir
  3. Nasci um ano após o golpe de 64, no Colégio professores não falavam sobre o assunto, era proibido. Meu tio (militar), dizia que só os baderneiros , revolucionários eram perseguidos pela ditadura e que os chefes de família que trabalhavam para sustentar os seus, seguiam vida normal. Com o tempo, através de estudos e pesquisas percebi que um regime militar ditador não era bem como meu tio descrevia. Na minha opinião lugar de militares é no quartel e nas fronteiras do país para que sigamos seguros. Ditadura Nunca Mais!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas