Favela do Aço

No Dia do Repórter, lembrei de quando era "repórti" do jornal O Dia. A foto é de 1990, na escaldante favela do Aço, em Santa Cruz. Lembro que andamos infinitamente pela Avenida Brasil até ela virar uma estrada de terra. Quando nossa equipe chegou, fomos cercados e saudados como se tivéssemos acabado de ganhar uma Copa do Mundo. Mas não havia motivo para festa.

Segundo os moradores, um tenente do RPmont havia acabado de matar o marido da moça morena da foto abaixo. Todos estavam revoltados especialmente contra o tal tenente, a quem acusavam de costumeiramente tocar o terror na comunidade. Disseram que a vítima "era trabalhador". Sua mulher, apelidada de Índia, nem chorava. Seu filho, de uns cinco anos, estava ali, no meio daquela confusão (é o garoto que está entre eu e a mulher do morto).

A multidão gritava ao meu redor, todos contando a história ao mesmo tempo. Eu, suando em bicas, tentava entender a mecânica do que havia se passado. Inútil. Um pandemônio.

Saindo dali, fomos ao Regimento de Polícia Montada da PM, em Campo Grande, também na Zona Oeste. O tenente acusado pelos moradores nos recebeu serenamente. Posou orgulhoso ao lado de um carregamento de drogas que afirmou ter apreendido durante a operação na Favela do Aço. Sobre o homem morto, disse que "era traficante".

A revolta não deu em nada. O tenente seguiu sua carreira e, anos depois, ocupou um alto cargo na PM...

Foto: Paulo Araújo

Comentários

  1. Ainda bem que este tipo de violência não acontece mais...tá tudo pacifikkkkkkdo .Finalmente evoluímos e não existe mais este imperdoável e insustentável abismo social (nem louco acredita, né?rs).

    ResponderExcluir
  2. Quando Brizola proibiu a PM de subir o morro para esculachar os moradores, muita gente criticou. O Brasil foi ingrato com Brizola.
    Cury

    ResponderExcluir
  3. Esse cara que morreu era o Jaime , estava envolvido com o trafico sim!!!
    A morena se chama Luciene, depois disso se juntou com o Jorge Dundum , gente finíssima.
    O garoto filho da luciene e o chumbinho que virou bandido , ladrão e assasino, ajudou seu primo tiago a matar o homem que o criou e deu todo amor e carinho que foi o Jorge.
    Pra mim a luciene tambem e culpada pela morte do jorge.
    Na época os traficantes do aço vingaram a morte do jorge , matando o tiago , o rubinho mesmo presso não deixou que matassem a luciene

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas