Infeliz aniversário

Hoje, ele faria 65 anos. Faria se não tivesse sido covardemente assassinado por um governador insensível e um conluio de empreiteiras num negócio de R$ 1,5 bi. Era lá que o carioca desopilava o fígado num vulcão de emoções dominicais. Era lá que patrão e empregado se uniam uma vez por semana para rir ou chorar juntos.


Mas o mataram sem piedade, apesar dos protestos, das ações judiciais, do clamor de todo um povo.O que era tombado acabou no chão. Nem o esqueleto queriam deixar, e teria sido melhor assim, porque não nos lembraríamos de como fomos felizes toda vez que passamos por lá.


Colocaram em seu lugar um impostor. Uma arena fria onde pobre não entra. O velho e majestoso Maracanã era do povo, a arena impessoal é dos mauriçolas, até a torcida do Flamengo embranqueceu. No coração e na memória do carioca jaz o maior estádio do mundo, transformado num cemitério das emoções, num grande estúdio de TV onde atores medíocres jogam com um olho na bola e outro no telão.


Muito dessa violência que vemos nas ruas do Rio, muito desse mau humor destilado pelos cariocas, não tenho dúvida, decorre de terem lhes tirado o circo onde extravasavam as tensões de uma semana dura. Saudades, meu querido Maracanã! Foi um crime o que fizeram com você e conosco.






Comentários

  1. Explique por favor, Marcelo: porque governador? O Maraca nao foi "refeito" devido a copa?

    ResponderExcluir
  2. Essa ilação entre violência no Rio e a reforma do Maracanã foi uma tremenda forçada de barra..

    ResponderExcluir
  3. Quando adolescente ''fugíamos'' para o Rio de vez em quando e ficávamos na casa do pai do hoje ator Alexandre Borges, e numa dessa fugidas de S.Paulo fomos eu,ele e outro inseparável amigo conhecer o tal gigante num Vasco X Botafogo e fiquei impressionado com o tamanho do estádio,até então o Morumbi era o maior estádio do mundo pra mim rsrs-saudades.
    J.Leão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas