O minuto eterno

 Minha mãe se esvai. Ontem, ela me levava pelo braço por uma rua de Ipanema para pela primeira vez na vida comer uma feijoada. Hoje, magérrima e confusa sobre a cama, fala frases inacabadas e palavras inexistentes. Logo ela que me ensinou as coisas mais importantes da vida, como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Virou um bebê mais indefeso do que aquele que um dia deu à luz. Mas isso foi há mais de 50 anos. Dizem que a vida passa rápido.

Acho que a vida não passa, quem passa somos nós. O tempo cumulativo é uma convenção humana. Uma forma de enganarmos a nós mesmos usando a falácia das datas. O que existe é sol e lua, dia e noite, sem lógicas, só acasos. A vida é um minuto. Esse. Não há passado a não ser na memória. Não há futuro, só o presente.

Ontem eu olhava, com olhos marejados da mais genuína emoção, minha filhinha dançando no meio da sala ao som de uma música infantil. O meu peito explodindo de felicidade mas curiosamente também tomado por uma melancolia. Eu no fundo sabia que aquele momento se tornaria o que é hoje. Lembrança.

Minha filha está com 30 anos, eu com 60, minha mãe com 87. Datas. A ditadura das datas, dos dias, dos meses, dos anos. Mas a vida é só um minuto.

Esse.

Foto: Marcelo Migliaccio

 

Comentários

  1. Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo,
    É uma gota, é um tempo
    Que nem dá um segundo,
    Há quem fale que é um divino mistério profundo,
    É o sopro do criador numa atitude repleta de amor.

    ResponderExcluir
  2. O maravilhoso texto sobre o Tempo

    ResponderExcluir
  3. o que fica é o foi vivido o resto é convenção

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Marcelo, mais conhecido como mestre C… só os amigos dao Quadrado da Urca, nos anos 1970-1980. O pai tinha uma camicleta e diziam que era um Xerife! Foi embora numa daquelas armadilhas com final triste. Mas sua obra é imortal. Começando por Mestre M, talentoso no pensamento e na sacanagem. Lenda das peladas do Quadrado. É certo que nunca entrou numa dividida, mas sempre fazia a melhor resenha. Não conheço sua filha, gostaria de conhecer. Filhos podemos ter quantos puder, mas mãe é só uma. Minha mãe morreu péla degeneração do mal de Alzheimer. Eu acho que tenha uma razão para os que se vão assim. Primeiro lhe roubam suas lembranças , depois sua força, sua alegria. Acho que é um vestibular para entrar no céu já como um anjo! Abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Traduzir o tempo é tarefa árdua. Exige coragem e desprendimento. É admitir a finitude de raros momentos que pensávamos eternos. Você traduziu.

    ResponderExcluir
  6. Lindo e triste (caversan)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas