Pena de morte é igualar-se ao assassino

Toda vez que me deparo com um crime hediondo na mídia (e isso ocorre sempre que ligo a televisão ou abro o jornal), vem aquela dúvida sobre se a adoção da pena de morte no Brasil seria a solução para conter assassinos tão barbaros. Às vezes, me pergunto se os grandes crimes de corrupção, quando pessoas que já têm do bom e do melhor roubam friamente o dinheiro público, mereceriam punição com a pena capital, afinal esses canalhas estão matando milhares de pessoas nas filas dos hospitais e ceifando o futuro de milhões de crianças e jovens que não terão acesso à educação.

A todo momento, um Datena da vida vai dizer que os doentes mentais que fizeram isso com as duas crianças merecem virar picadinho. Talvez até mereçam, mas sou contra a pena de morte por vários motivos e agora que o Código Penal está sendo rediscutido no Congresso, vale a pena lembrá-los:

1) Não há nada pior que a purgação em vida. Nenhuma punição é pior que a privação de liberdade. Experimente se trancar em casa e não sair de jeito nenhum. Você simplesmente não vai aguentar. E olhe que você está em casa e não numa cadeia rodeado de criminosos, alguns dementes, outros perversos e ainda uma terceira categoria que mistura as duas primeiras. Se um criminoso é morto, ele simplesmente foi absolvido da convivência com seus fantasmas e com o ócio enjaulado, que é a pior coisa do mundo. A pena de morte só abrevia seu sofrimento.

2) Aplicar pena de morte equivale a igualar-se ao criminoso em sua selvageria. Quem já assistiu a execuções legalizadas em outros países ou leu livros com descrições sabe que trata-se de um espetáculo horripilante. Em muitos, mas muitos casos, não há morte instantânea, mas uma agonia lenta capaz de embrulhar o estômago até dos próprios carrascos. Quando mata com base na lei, o Estado de direito se torna animalesco e irracional. E tudo o que esperamos de um estado de direito é que seja racional.

3) Todos nós já ouvimos falar muito de erros judiciários. Nossa Justiça cega volta e meia manda um inocente para a cadeia por semanas, dias, meses, até anos. Depois, o coitado é solto e volta para casa mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança. Com sorte, recebe algum dinheiro como indenização paliativa pelo precioso e irrecuperável tempo de vida que perdeu atrás das grades.
Pois bem, com a pena de morte não há como reparar erros.

4) Os fascistas dizem que os criminosos presos custam muito ao contribuinte. Reclamam que pagamos impostos para que ladrões e assassinos tenham comida de graça na cadeia. Esquecem que também pagamos para que outros ladrões e assassinos comam do bom e do melhor no conforto de seus apartamentos funcionais. Uma vez, quando trabalhava como jornalista no Congresso Nacional, em Brasília, vi um deputado paulista, do qual nem vale a pena citar o nome, gastar seu tempo de oratória lendo o cardápio dos presos numa das penitenciárias paulistanas. Ao final, o ilustre parlamentar disse que era um absurdo pagarmos pela bóia nojenta servida àqueles pobres coitados.

5) Outro motivo é que no Brasil 99% dos encarcerados são negros e/ou pobres. Nossa Justiça cega não costuma colocar gente rica atrás das grades e, se o faz, logo um caro advogado encontra uma brecha no Código Penal para soltar o respeitável elemento em questão. Trocando em miúdos, se houver pena de morte no Brasil só negros e pobres serão executados.

6) E o último motivo pelo qual sou contra a pena de morte institucionalizada é que uma outra, informal mas muito eficiente, já existe no Brasil. Os esquadrões da morte, as milícias, os traficantes e até mesmo os tubarões que são contra a distribuição de renda matam, instantaneamente ou a prazo, milhões de pessoas todos os dias.

Já para essa turma de políticos corruptos que roubou, por exemplo, as verbas da saúde durante a pandemia, sugiro um campo de trabalhos forçados. Nada é pior para eles que trabalhar.

Foto: Marcelo Migliaccio

Comentários

  1. Rabugento O Terrivel

    Em sociedades e sistemas politicos mais desenvolvidos que o Brasi, com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciario e com dinamicas administrativas de decisoes mais evoluidas, os defensores da pena de morte, alegam ser mais humanitaria para o facinora criminoso condenado do que a prisao perpetua. Mas nesses paises, os crimes hediondos sao mais amplos em termos de classificacao do que nossa Lei dos Crimes Heidondos. Alem disso, nesses paises, os recursos probatorios, principalmente tecnologicos e cientificos sao mais abrangentes e abundantes e fora isso, a policia e anos luz maix evoluida do que a nossa, nao apenas em termos de recursos, mas em termos de formacao e educacao de base dos policiais e tambem em termos de carater, vez que, existem policiais brasileiros que nao passam de jaguncos, cangaceiros de distintivo, uniforme.
    Fora isso, nesses paises, a estrutura prisional e anos-luz mais evoluida e os programas de securidade social geral e um muito maior leque de empregos, alem de projetos de ressossializacao do ex-detento com parceria igulmente entre setores privados da economia e publico, fazem o imenso abismo entre o Brasil e tais paises. Alem disso tudo, a hierarquia ds crimes, e bem diferente, sendo em forma decrescente para tais crimes hediondos e onde a pena capital e aplicada, sendo a seguinte: Pena de Morte, Prisao Perpetua, 40 anos por crime e dai para baixo, dependendo do caso.
    Mas se pensarmos bem, a prisao perpetua e uma morte em vida e dependendo do caso, a pena de morte, realmente e mais humanitaria. Mas para esses paises. No Brasil, a pena de morte seria uma desculpa a mais para politicos relegarem a evolucao dos direitos sociais que cito acima como abissal diferenca entre esses paises mais desenvolvidos que o Brasil, vez que, no Brasil, para muitos politicos e setores da sociedade brasileira, a pena de morte seria a solucao para a questao social.

    ResponderExcluir
  2. Rabugento O Terrivel

    Apenas um breve comentario sobre o que escrevi ha pouco antes. O ex-marido matou a ex-muulher, so que a ex-mulher era juiza de direito do Estado do Rio de Janeiro e agora, o CNJ, quer penas mais duras contra o femenicidio.
    Sei da diferenca entre o Brasil e paises mais desenvolvidos, mas sabe como nos paises mais desenvolvidos isso seria qualificado? Como homicidio qualificado pelas caracteriscas do caso. E agora, estao pedindo mais verbas orcamentarias para o Judiciario. Mas de onde saira essas verbas? Dos tributos. E quem faz as leis? Os Poderes Executivo e Legislativo, inclusive, a Lei de Diretrizes Orcamentarias. E de onde saem os membros dos Poderes Executivo e Legislativo? Dos partidos politicos. Entende? Enquanto nao se quebrar esse ciclo vicioso no Brasil. Continuremos nesses paliativos, andando em circulos viciosos por milheres de kilometros e por eras milenares da eternidade ate sermos exterminados e sem chegar nunca a lufar algum da viabilidade e realidade objetiva da evolucao.
    O Poder Judiciario e 33,3333......% do Estado Brasileiro e os Poderes Executivo e Legislativo sao 66,666666........% em termos dos 3 Poderes do Estado em igualdade e harmonia. Talvez projetos, relatorios, estudos e decisoes da ONU e suas agencias e organizacoes em areas especificas nos desse algum vislumbre se decisoes dos 3 Poderes pautassem a realidade de viabilidade de seus projetos, caso fossem levados em conta e tivessem sequencia pelos governos oriundos dos partidos politicos que fossem em termos de preceito concensual. O orcamento publico parece besteira mas nao e, assim como o tempo e era de nossas culturas e civilizacoes do planeta. E como nao se tem como aumentar o tamanho da Terra, criar novas terras e oceanos virgens, nossa especie humana hoje em dia, faz o que sempre fez ha cerca de algo entre 60 e 40 mil anos passados, uns com os outros, dominar, matar e submeter outros humanos, culturas e civilizacoes para garantir uma maior probabilidade de longevidade de sua propria cultura e civilizacao.
    Evoluimos muito em termos tecnologicos, aprimoramos e rebuscamos formas e conceitos nesse sentido de exterminarmos e submetermos uns aos outros, mas muitas vezes nossas sociedades nao percebem como cometemos erros evidentes e nos condicionamos a cometer e repetir os nossos proprios e estupdos erros e jos aniqulamos sem necessidade que outro povo e civilizacao estrangeira faca isso.

    ResponderExcluir
  3. Também sou totalmente contra a pena de morte, e para os Cristãos (católicos ou evangélicos) eu sempre uso o seguinte argumento contra a pena de morte:

    Sabemos que o apóstolo Paulo matou muitos cristãos antes de se converter e se torna um dos maiores pregadores de Cristo.
    Imaginem se ele fosse sentenciado a morte porque matou muitos,simplesmente por serem cristãos !
    A Bíblia não teria dezenas de livros sumamente importantes para aqueles que seguem Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Rabugento O Terrivel

    Vou tentar nao fugir da tematica do assunto, mas, o que aprendi na vida e procuro em meus comentarios expressar e que, existem 2 tipos de pessoas. As mais superficiais e imediatistas, e por isso, sao mais dispersivas e assim deixam importantes aspectos escapar de sua cognicao (se e que tem alguma). E as pessoas que, atentas ao foco tematico situacional como elemento do evento social especifico e relacional, interagem nesses termos cognitivos e de razoabilidade primariamente, para, posteriormente, atentarem para aspectos mais secundarios diante da situacao e evento de interacao social especifico.
    Vou dar um exemplo pratico. Quando se estuda, se esta numa biblioteca ou sala de aula, o evento primario, o foco principal e estudar, estar voltado para a tematica principal. O mesmo em relacao a aniversarios, casamentos......etc. O motivo de se estar ali e o principal. Subssidiariamente, o secundario, ou aspectos secundarios. Entao, estar em sala de aula, numa biblioteca, mas desviar o foco, para estar de futrica ao celular, olhando para as abundancias da colega de classe, vendo revista porno encoberta num livro de fisica quantica. Ou, estar num aniversario, num casamento, e primriamente se estar mais preocupado em encher a cara, comer ate se estufar, dar em cima da mulher dos outros ou da prima da amiga da noiva, do noivo, da aniversariante, do aniversariante e desviar o foco, nao e bom, porque o principal se torna secundario e o secundario se torna principal.
    Eu soube da recente perda que voce teve com a subita morte do seu pai e ate tentei te animar, escrevendo "coisas engracadas", como comentarios em seu blog. Sei que fugi da tematica, mas a unica forma que tenho de clntato contigo e essa e nao tenho muita paciencia e tempo para redes sociais. E por isso, nao tenho muita paciencia, porque os dias, o tempo, continua tendo os mesmos valores expressos desde nossos ancestrais neandertais e cro-magnons, fossem aborigenes ou trogloditas (a classificacao, nao e por cor da pele, mas por caracteristicas climaticas logo apos a Era do Gelo e o degelo ha ceca de 60-40 mil anos atras. Aborigenes usavam mais madeira, vegetais do que pedra e Trogloditas mais pedras do que vegetais e madeira, mas ambos, usavam madeira, vegetais e pedras, alem de couro e fogo e hoje em dia, temos genes de ambos, uns mais outros menos e isso faz a nossa aparencia externa ser diferente, mas todos nos, temos genes de Neanderthals e Cro-Magnons e intelctualmente, ambos eram iguais e por isso se missigenaram). E por isso, nao tenho muito tempo disponivel para redes sociais, visto que, a humanidade so involui e tudo so piora. E precisamos de cada vez mais usar o nosso tempo para lidar com as cagadas que nos aprontam e estao por vir.

    ResponderExcluir
  5. Rabugento O Terrível

    Quanto mais a ciência e tecnologia evolui, mais e variadas firmas de matar são criadas e aprimoradas. Não quero ser paranóico de "teorias da conspiração", mas, atualmente, com sistemas de satélites publicos-privados, o cruzamento de informações e claro, a capacitação dos analistas humanos para dar a devida destinação aos órgãos, instituições nos termos de participação em cada sistema desse, sejam públicos e/ou privados se faz necessário em termos estratégicos. Estratégia não importando o idioma, significa isso. Ter essa agilidade de assimilação e estrutura de mobilização efetiva material de ação. Com isso, as formas de ataques também se ampliam. Ganham variadas formas em termos executivos e alcances variados. E se faz necessário ter capacidade de prever, previnir e contra-reagir para se proteger. E satélites não são necessariamente aparelhos espaciais. Mas, no Brasil, principalmente, as novas gerações, apesar de todo desenvolvimento de acesso às informações com o desenvolvimento da tele- informática, age como se estivesse protegida, vacinada de forma virtual. Perdem cada vez mais a noção de diferença entre realidade virtual e vida real. O COVID é um microrganismo vivo, e no nosso referencial de tempo, 1 semana, 2 semanas, 1 mês, 2 meses, equivalem à 2, 3, 4 gerações desse vírus. E pelo visto, essa pandemia pode ser só o inicio de algo muito, mas muito pior que está por vir. E países mais atrasados em relação aos desenvolvidos vão entrar em colapso em varios aspectos de suas sociedades e isso vai ser uma destruição terrível. E no Brasil, o setor da saúde, pública e privada é também campeão em fraudes e falcatruas. Muitos que fizeram o juramento de Hipócrates, agem como hipócritas e sociopatas, psicopatas em permear a medicina à serviço das doenças, matança e miséria, como instrumento à serviço da insanidade física e mental de sua gente e de gente que jurou lutar para salvar vidas em termos fisicos e tranquilidade mental.

    ResponderExcluir
  6. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5681235298569033&id=100000478582289&notif_t=feedback_reaction_generic&notif_id=1609530467491217&ref=m_notif#!/photo.php?fbid=2313560282003235&id=100000478582289&set=a.2313561048669825&source=57&refid=52&ref=m_notif&notif_t=feedback_reaction_generic&_ft_=top_level_post_id.2313561065336490%3Acontent_owner_id_new.100000478582289%3Aphoto_id.2313560282003235%3Astory_location.5%3Astory_attachment_style.photo&__tn__=EHH-R

    ResponderExcluir
  7. Olha o que encontrei! você do meu lado..Gd abraço,.Se não lembrar sou o Luiz Antônio.

    ResponderExcluir
  8. Você foi certeiro desta vez. E de todos os motivos que você citou gostaria de destacar um ponto que pra mim é definitivo: Nossa justiça não é justa!

    ResponderExcluir
  9. Rabugento O Terrível

    Eu sei que posso ser classificado como um pela-saca, mas sou eu falando ao meu respeito. No máximo da sua parte, você publica os meus comentários que julga pertinentes e não publica outros. Mas não sei o que faz com eles. Se deleta ou guarda para a posteridade. Enfim, mas essa questão financeira-econômica, pública e privada tem nuance estratégica crucial e difratacoes, consequências na sociedade e no Estado como parte da sociedade de cada país, que conceitualmente e em termos aceitáveis da relidade mundial e nacional inserida no Planeta, que, se faz necessaria a coadunacao com parâmetros de entendimento e materialização administrativa funcional em termos de eficácia e eficiência e para uma credibilidade nacional e internacional nas instituições públicas e privadas do país e para tanto, os Poderes Executivo e Legislativo, mas também o Judiciário, eis que, as decisões desses 3 Poderes são também títulos de crédito e precisam se materializar no mundo real e material, ganhar vida, sejam para o "bem" ou "mau". E para isso, o Banco Central precisa avalizar os pagamentos e garntias do Estado nesses aspectos econômico-financeiros publicos e privados referentes às pessoas jurídicas e físicas nos polos ativo e passivo das relações emitidas por tais decisões dos 3 Poderes. Tudo isso envolve questões orçamentárias, sejam pessoas físicas ou jurídicas de direito público e/ou privado nas relações específicas nacionais e/ou internacionais, como credores ou devedores, polo ativo e passivo.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo que muitas vezes o IML, o Instituto Carlos Eboli sofre dificuldades, mas na estrutura pública no Estado do Rio de Janeiro, nós temos universidades. A UERJ, a UFRJ, que sofrem com a crise também, mas por vezes, podem colaborar com uso de instalações em cooperação, laboratórios, aparelhos.
    Resta os representantes da Secretaria perguntar, procurar, enfim. E não falo só da policia, mas bombeiros, socorristas, engenheiros do município, União, Estados Membros e Municípios têm o exercício da cidadania de interesse comum, a "res pública". E cidadania é um conceito inerente às pessoas, fisicas, jurídicas, públicas e privadas. Falta a iniciativa do senso comum de interesse comum.

    ResponderExcluir
  11. Eu entendo que muitas vezes o IML, o Instituto Carlos Eboli sofre dificuldades, mas na estrutura pública no Estado do Rio de Janeiro, nós temos universidades. A UERJ, a UFRJ, a UFF.......que sofrem com a crise também, mas por vezes, podem colaborar com uso de instalações em cooperação, laboratórios, aparelhos.
    Resta os representantes da Secretaria perguntar, procurar, enfim. E não falo só da policia, mas bombeiros, socorristas, engenheiros do município, União, Estados Membros e Municípios têm o exercício da cidadania de interesse comum, a "res pública". E cidadania é um conceito inerente às pessoas, fisicas, jurídicas, públicas e privadas. Falta a iniciativa do senso comum de interesse comum.

    ResponderExcluir
  12. Pra quem concorda com pena de morte, sugiro assistir o filme Cordeiros e carrascos, disponível na Netflix.

    ResponderExcluir
  13. A Justiça brasileira é parcial, corrupta, racista e elitista. Ela não levará à forca (forma de expressão) nenhum branco, rico, de boa família e com dinheiro na conta. Isso não ocorrerá. Portanto, não sou contrário ao estado não ter despesas com alguém que se voltou contra uma criança, mulher ou assaltou trabalhadores no dia do pagamento em um ônibus urbano. Este mereceria meu perdão se roubasse um banco ou joalheria. Mas o que me torna contrário é saber que o negro será condenado primeiro por ser negro e em segundo lugar pela eventualidade de ter cometido o delito. Ou alguém consegue imaginar Eduardo Cunha no pelotão de fuzilamento? E Temer? E Aécio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas