O rei do futebol

Pelé foi de ralo. Empacotou. Se até o rei do futebol vai pro saco, porque nós, reles peladeiros, teríamos melhor sorte? Posto isso, Pelé foi infinitamente melhor que seus contemporâneos, é assim que se deve medir um jogador de futebol, avaliar qual o grau de superioridade dele em relação aos que jogavam com ele. Nunca um atleta foi tão superior aos adversários como Pelé.

Não vou falar do Edson, porque o Edson não me interessa. Me interessam os gols e as jogadas geniais do "divinio crioulo", como o chamava Nelson Rodrigues. Todos nós fazemos merda na vida, graças a Deus. Não quero saber se o Michael Jackson, coitado, era pedófilo. Quero escutar sua música e vê-lo dançar. 

Uma vez estive com Pelé, e ele me olhou nos olhos com uma simplicidade de igual, não de rei. Não tinha soberba, um verdadeiro rei não precisa de aprovação, todos sabem que ele é o maior no que faz. Um simplório, o Edson, e cobram-lhe perfeição como homem porque foi um jogador fantástico.

É um erro comparar jogadores de épocas difrerentes. Quem foi melhor, Garrincha ou Zico? Besteira. Os dois foram muito melhores que seus adversários. Maradona foi um Pelé. Ronaldinho Gaúcho foi um Pelé. Zizinho foi um Pelé.

Mas só Pelé me fez levantar da cama às 2h30 da madrugada para escrever sobre ele.


Foto de Alberto Ferreira

Comentários

  1. Também tenho a mesma opinião. Divido o Edson do Pelé, assim como ele mesmo fazia. E, não o julgo sob qualquer personagem. Grande Abraço, Gilson Perlingeiro

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Marcelo, devemos dissociar o perfeito Pelé do imperfeito Edson.
    Paulo Cury

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas