Tudo como dantes

Voltaram as filas, os engarrafamentos, a poluição do ar, a sujeira nos rios, o esgoto no mar. De novo barulho, fumaça, tensão no ar. As lojas reabriram, os bares estão lotados, os restaurantes encheram, as bocas-de-fumo... essas nunca fecham. Os empresários que tiveram fôlego já recuperam a mais valia e logo terão de volta os milhões para depositar no exterior.

Os pobres ficaram ainda mais pobres, experimentaram a fome mais aguda, arriscaram-se nos ônibus e trens lotados. Os que sobreviveram estão de novo com suas banquinhas de camelô nas calçadas esperando os cassetetes da polícia. Quem não perdeu o emprego segue espremido na bruma de coronavírus do transporte público, ganhando a miséria de sempre, suficiente para esteja de volta à masmorra no dia seguinte.

A corrupção não tirou férias, a impunidade não cumpriu quarentena. São imortais, onipresentes. 

A mídia, o presidente fascista, os imperadores evangélicos, os doutrinados de farda e os tubarões do empresariado celebram seu mais novo acordo. Se todos podem sair ganhando, por que não?

Para eles, até que a pandemia veio bem a calhar. Menos aposentados para pagar, menos pobres mas ainda um número suficiente para que aceitem trabalhar apenas pra poder comer. Muita gente apavorada diante da televisão; igrejas e bares cheios de pessoas desesperadas... bendito vírus.

Aliás, de novo mesmo só ele, o micróbio mortal flutuando invisível e escolhendo a dedo quem vai tirar de campo. Eu? Você? Um vizinho? Um parente? Surpresa. "Deus no controle", dizem por aí...    

Quem eu sei que está no controle são os mesmos de sempre.

Era a hora de mudar nosso modo de vida e o sistema mundial. Mas claro que as grandes corporações, seus lacaios e suas trombetas não permitiriam. 

Tudo como dantes no quartel do capeta.


Foto: Marcelo Migliaccio

Comentários

  1. Será que essas pessoas aos borbotões em bares, no baixo, nas bocas, não entendem que podem morrer? Mas, de preferência, depois da reeleição dessas criaturas do mal, oprimidas por quem quer seus empreendimentos - escusos ou não - funcionando a todo vapor? Nosso país deprimente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabugento O Terrível.

      Concordo contigo e penso que se fizermos uma retrospectiva do que vem acontecendo no Brasil e no Mundo em termos cronológicos, perceberemos certos padrões.
      Como os países desenvolvidos, principalmente EUA, Canadá, Europa foram gradualmente se fechando à novos imigrantes legalizados e mais ainda aos ilegais, pois a prática mais comum dos imigrantes ilegais era entrar com visto de turista e depois que o visto vencesse, ficar "escondido", na esperança de conseguir um emprego legal e com isso o patrão os legalizar.
      Mas esse expediente não é mais possível, inclusive, os EUA construiram ao longo de toda sua fronteira sul, norte com o México uma muralha e criaram varios novos postos de controle e checagem de passaportes nessa região terrestre, intensificando e aumentando em muito os efetivos de serviço e patrulhas.
      A busca à imigrantes ilegais dentro desses países também se intensificou, inclusive, com legislações da área médico-dentária, pública e privada que obriga esses profissionais à comunicarem os atendimentos e como imigrantes ilegais não possuem nem podem possuir direitos aos serviços de previdência social, médico-dentária, seja pública e/ou privada, tais profissionais são impingidos à fazerem a comunicação do atendimento às autoridades, sob pena de perderem seus registros profissionais para sempre e nunca mais poderem voltar à exercer a profissão legalmente nesses países.
      Igualmente, para turistas, os países desenvolvidos estabeleceram limite de quantia de moeda que podem gastar e/ou levar, seja em papel moeda, cheque de viagem, cartões. Desestimulando e dificultando a prática do turista que vai ficando após o vencimento do visto. E diversos países, como o Brasil, estabeleceram limite de quantia de moeda, Reais, que os turistas podem levar. Mas creio que essa medida do Brasil se deve à crise econômica, para coibir a saída de capitais de nossa economia, já bem antes do atual agravamento pelo COVID.
      Então se prestarmos atenção nesses vários fatores e outros mais, perceberemos que tais padrões tem nexo e se relacionam e de fato, existe uma preocupação dos países desenvolvidos com o aumento populacional, sobretudo em países pobres como o Brasil e se tal crescimento não for freado, o planeta estará em caos em 2050, pois o estimado é que cheguemos aos 9 bilhões de habitantes e para os padrões de IDH mínimos desses países desenvolvidos a distância em relação aos países pobres aumenta cada vez mais, tornando essas civilizações inviáveis em termos sócio-econômicos, aos padrões minimos alcançados pelos países desenvolvidos.
      Espero só que não cheguemos ao estágio desses filmes/séries de terror de zumbis, onde, geralmente os mortos-vivos, assim ficaram em função de um vírus misterioso ou arma bio-química de destruição em massa,
      lançada para criar caos em determinadas sociedades. E sem querer ser alarmista, talvez, mas só talvez, o COVID possa ser uma "suave amostra grátis" do pode estar para vir de forma muito pior. Vez que, é sabido que diversos países desenvolvidos e até intermediarios possuem há anos, décadas, pesquisa e estoques dessas armas de destruição em massa.
      Então, realmente, as formas de ataques se ampliam e tem diversas formas de expressão. Desde a área econômico/financeira-social, às mais militarmente tradicionais e usando até agentes de destruição em massa
      E os paises pobres, justamente por isso, são bem menos capazes de se organizarem para enfrentar e combater tais situações.
      Agradeço sua paciência para com minhas rabugices.

      Excluir
  2. Pois é, sobrou muita gente ainda no mundo, e quem partiu, por conta do Covid, temos certeza de que não foram só os piores. Por isso, vida que segue...

    ResponderExcluir
  3. Um psiquiatra amigo me disse que depois que passar a pandemia, muitas pessoas terão a síndrome do encarceramento.
    Por isso que é importante manter a "cuca" legal, assim evitaremos um monte de doenças.
    Mens sana in corpore sano.
    Paulo Cury

    ResponderExcluir
  4. Rabugento O Terrível.

    Eu desde a década de 80, na época da banda de punk-metal, Espasmos & Estribuchos (E&E), tenho esse apelido de Rabugento, que inclusive, usava como nome artístico na sociedade musical E&E, junto com outros integrantes, Pulguento, Raivoso e Pestilento. E certamente, vou ficar daqueles tipos de velhos, que andam pelas ruas xingando tudo e todo mundo, já que quanto mais velho, pior.
    Mas, venho percebendo que a humanidade está involuindo. Quanto mais inventam, mais merda fazem!
    E nessa crise do COVID, além de tentarmos manter a normalidade, ainda por cima, surgem sempre essas questões extras que você menciona em seu texto, como um recheio ou cobertura de "cocôlate", para pelar nosso saco e tornar a vida nas 24 horas dos dias mais estressante.
    Mesmo com o recente afrouxamento da quarentena, as pessoas voltaram a ser o que eram antes e os absurdos e abusos, advindos da percepção idiossincrática da realidade por essa gente, voltou aos anteriores parâmetros que extrapolam a razoabilidade e coerência.
    E por isso digo que estamos involuindo e me parece que as gerações mais jovens estão piores que as nossas, já que, tenho 55 anos. Mas não quero ser injusto, generalisando ao ponto de dizer que nossa geração era perfeita. Pelo contrário, haviam os idiotas e não eram poucos, mas as gerações mais jovens, me parecem muito sem limites. Perto de algo como o "tudo é possível sem medir consequências".
    Mais uma vez agradeço sua paciência para com minhas rabugices.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabugento O Terrível

      Acabei de ver o noticiário matinal de hoje na tv. E advinhem! Jovens em idade universitária dos EUA, fazendo festas do COVID nas casas de moradia nas fraternidades universitárias na parte dos campus universitários destinados às residências.
      A reportagem focou o caso de 1 estudante do Texas, que foi numa dessas festas do COVID, se contaminou, voltou para casa, contaminou toda a família, o pai, mãe, a irmã mais nova. Resultado, o estudante ficou moribundo e morreu! O pai está entre a vida e a morte. A mãe e a irmã mais nova tiveram reação bem amena ao COVID, praticamente não apresentando sintomas graves e em 3 dias já estavam com antecorpos combatendo o vírus.
      Esse caso e talvez por isso tenha sido escolhido, mostra bem o quanto o COVID é uma incógnita. Certas pessoas podem ter sintomas graves e ficarem à beira da morte. E outras, podem ter reações e sintomas bem leves, como um simples resfriado de 2, 3 dias.
      Fora esses fatos, essa reportagem, corrobora o que disse em texto acima e anterior. Que a humanidade está involuindo! As gerações mais jovens que a minha, estão ficando mais idiotas! E isso em país desenvolvido, em país com alto nível de IDH, com as melhores oportunidades sociais de emprego, carreiras, tecnologia, informação, bibliotecas, sistema educacional, economia......
      E no entanto, um babaca desse, vai sociaizar numa rave, achando, que é tudo brincadeirinha, "hox". Nanocefalo maldito! Com capacidade intelectual e inteligência emocional, QI, menor que 1/2 amendoim mofado e que usa o peso do cérebro sobre coluna cervical, pescoço, somente como lastro de centro gravitational, para a cabeça não ficar saltitando lateralmente, tal qual aqueles bonequinhos de painel de parabrisa automobilístico que tem o pescoço de mola!
      Depois vão dizer que eu sou rabugento, velho, radical, ultrapassado. Mas essa "inteligência toda" dessa geração é de uma capacidade de irresponsabilidade e inconsequência de dementes vocacionais!

      Excluir
  5. Rabugento O Terrível.

    Hoje pela manhã, mais uma notícia "misteriosa" sobre o COVID na Argentina. De 61 marinheiros à bordo de um navio de pesca, 57 estão contaminados. O fato curioso é que eles estão isolados no mar há 35 dias e antes de embarcarem todos testaram negativo. Especialistas afirmam, que uma hotese é dos testes realizados ter dado falso negativo como resultado e realmente algum marinheiro ter embarcado contaminado e transmitido aos outros.
    Essa possibilidade é bem plausível. Mas o COVID permanesce como uma incógnita misteriosa. De onde veio? Foi criado como uma arma biológica ou algum protótipo de arma biológica mais letal ainda? Está na atmosfera? Na chuva? No vento? Foi lançado de aeronave usando um pequeno pulverizador embutido, escondido, na fuselagem e a saída disfarçada de "pitot" de resfriamento ou medição de velocidade? O COVID faz parte de um plano oculto, pacto oculto entre as potências industriais, tecnológicas, comerciais globais para criar um motivo e paralizar a economia de modo que possam entre si estabeler e restruturar suas atuações globais de forma cordata e previamente combinadas, inclusive em países do terceiro mundo, evitando assim conflitos bem mais acirrados, desgastantes, intensos e inclusive guerras entre essas potencias, conforme ocorrem no Século 20?
    Bem, somente se cruzando dados de antes do COVID e o que está por vir, suas consequências globais e no Brasil é que poderemos ter um esboço mais definido e nítido.

    ResponderExcluir
  6. Essa espécie humana já passou da validade na Terra.
    deveria acabar e surgir outra nova humanidade, muito mais humana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas