Ele não quis mais jogar

Eu sabia que o meu pai era muito querido pelo Brasil inteiro. O que eu não fazia ideia era do quanto eu tinha amigos, pessoas que ontem e hoje se preocuparam em me dirigir palavras de consolo, de otimismo e de resignação. Ex-colegas de trabalho, das escolas, da faculdade, dos bairros onde morei e muita gente que sequer conheço pessoalmente. Essa é a melhor parte desse capítulo.

Meu pai fez o que fez à nossa revelia. Pegou um táxi e foi para o sítio enquanto eu cuidava da minha mãe no último domingo. Sem nos avisar, sem se despedir. Ele sempre me dizia que não aguentava mais viver num mundo como esse e sentir seu corpo deteriorar-se rápida e irreversivelmente pela idade avançada. Pouco escutava e enxergava. "Daqui para frente só vai piorar", ele me dizia enquanto eu buscava todos os argumentos possíveis para lhe mostrar que ainda havia muita coisa boa reservada para ele. Como o prêmio de melhor ator de televisão de 2019, que incrivelmente ele ganhou aos 84 anos de idade. Ou como ver no cinema o documentário sobre sua vida e sua carreira que estamos preparando para breve.

Mas meu pai tinha uma inteligência enorme e era difícil demovê-lo de alguma coisa em que acreditasse. Infelizmente, ele agora é para nós só uma imensa saudade e lembranças maravilhosas. Lembranças de alguém que me ensinou o que é amar um ofício. Alguém que me mostrou a magia da criatividade. Me fez ver que a maior prova de amor que se pode dar a uma pessoa é respeitar suas convicções, suas decisões, seu jeito de ser e de não ser.

Por isso hoje respeito o ato de extrema coragem que meu pai teve na madrugada de ontem, fazendo o que acreditava ser a única coisa a fazer. Tentei impedir de todas as formas, sofro agora, e sofrerei para sempre, por não ter conseguido, mas entendo sua decisão.

Agradeço de coração a todos que me enviaram mensagens. Fizeram um bem enorme a mim e a ele, onde quer que ele esteja nos esperando.

PS: Quanto aos policiais militares que fotografaram com celular a cena mórbida no quarto do sítio e colocaram a imagem em redes sociais, o estado do Rio de Janeiro responderá judicialmente por ter pessoas assim a representá-lo.


Comentários

  1. Fiquei chocada e muito triste com o acontecido, meus sentimentos e uma certeza de que somos Filhos do Céu, estamos aqui só de passagem 🙏❤💐 Fica bem 🙏😘

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcelo, não nos conhecemos pessoalmente, mas acompanho seus escritos há muito tempo. Apenas quero lhe dizer que o mundo estarmesmo insuportável pra pessoas como aquelas da geração de seu pai, que é a minha. Nao é facil para nós que sofremos a ditadura, lutamos por um País menos injusto, ver o que se tornou parte da sociedade brasileira. Tive alguns companheiros que também tombaram: enfarte, crise glicemica etc. Tudo fruto da tristeza e incompreensão. Estou com você no respeito à memória de seu pai e dos meus. Fortes abraços, Wanda Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito por sua dor... Que Deus seja força pra VC, sua mãezinha e toda a família 💐💐💐 Com certeza seu pai é luz divina ✨✨✨
    Amei conhecer seu blog e sua escrita! Obrigada por compartilhar _/\_

    ResponderExcluir
  4. O que dizer em um momento como esse? Não sei.
    Mas espero que você tenha força para superar esse momento. Que o tempo seja seu aliado e lhe traga conforto.
    Achava seu pai muito engraçado e muito bom ator.
    Que pena.

    Abraços, meu amigo!

    Emerson FM

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, querido! Passando aqui só pra lembrar-lhe que estou aqui, virtualmente do seu lado, para o que der e vier. Temos divergências ideológicas e filosóficas sobre o viver e o morrer, mas o amor fraterno a tudo transcende e está acima de todas as pequenezas terrenas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo seu pai. Este mundo que nossa geração sonhou construir está podre. Sonhamos uma humanidade irrestrita. Sofremos por ela. Morremos por ela. Fomos torturados por ela. Fomos ingênuos ou ignorantes por ela. Flávio teve a coragem que muitos de nós não temos. Bravo! Sua herança/manifesto haverá de ecoar e regrar os corações duros que desconhecíamos. Força, Querido Filho (se posso chamá-lo assim)!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado à seu Pai por ter feito parte da minha infância, como Artista. Gostei dele e do Paulo José, em Shazam Xerife e Cia. E frequentando seu Blog, já alguns anos e discutindo politica, reforcei meu lado Progressista. Eu e minha família somos trabalhadores assalariados.

    SÉRGIO: (Pai da Luisa).

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito triste com a notícia e ainda mais em saber que o brilhante Flávio era seu pai. Lendo aquela carta de despedida, vejo que você teve a melhor referência que poderia ter, a de seu pai. Por isso sou seu leitor assíduo ha pelo menos 8 anos, não me recordo. Então fica aqui meus sinceros sentimentos e desejo que você continue forte em seu blog contra a correnteza, e tenha a certeza de que muitos estão contigo nessa luta.
    Grande abraço de seu leitor daqui de Campo Grande/MS, Saulo Santos.

    ResponderExcluir
  9. Lamento enormemente... Seu Pai parecia, e com certeza era, uma cara muito Gente Boa. Teve uma vida plena e deixou sua marcou na história da dramaturgia brasileira.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo,
    Meus sentimentos pela perda do querido Pai.

    ResponderExcluir
  11. Marcelo...impossível compartilhar essa dor,
    entrega ao tempo. Não esquecemos jamais. Acostumamos
    com o buraco, vida que segue, desafio de cada dia.

    ResponderExcluir
  12. Caro Marcelo, fiquei muito triste com o ocorrido.
    Passei a apreciar seu pai desde minha infância, e uma pessoa como ele que só fez o bem para todos e nos trouxe muita alegria só pode estar em um lugar especial, onde muitas pessoas queridas e amadas se encontrarão.
    Peço-lhe que não deixe de escrever esse blog, pois agora, mais do que antes, é um alimento para nossa alma.

    ResponderExcluir
  13. Meus sinceros sentimentos, Marcelo.
    Eu era muito fã dele.
    Muita força pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  14. Ele não quis mais jogar ??
    Ele ele bateu foi um bolão durante toda sua vida !!!

    ResponderExcluir
  15. Marcelo,você sabe muito bem o carinho que o povo brasileiro tinha pelo seu pai.Uma de sua marca foi a forma inreverente que tinha no seu trabalho como ninguém,uma marca pessoal..

    ResponderExcluir
  16. Rabugento O Terrível

    Imagino o impacto que você está sofrendo, o estresse dessa situação. Perdi meu pai em 2012, de câncer, e sempre que estava com ele, sabia que poderia ser a última vez e ele também sabia que estava com os dias contados, pois tinha metástase. O câncer evoluiu para essa fase incurável. Só não sabíamos quando, a data, mês, dia, hora, o inevitável ocorreria. Mas penso que, diante da situação, ao menos, ao sabermos da proximidade do inevitável, tivemos tempo, previsão para nos prepararmos, inclusive ele e podermos lidar melhor com a situação.
    Justamente por isso, em seu caso, o choque deva estar sendo mais intenso. Pelo fato de ter sido de forma repentina, inesperada, sem previsão.
    Sei que muitas vezes sou rabugento, ácido, direto, mas sincero em minhas expressões e jeito de falar, pois também falo por esdrito da mesma forma que falo oralmente, mas tenha certeza que não sinto prazer no sofrimento e dor alheia ou tenho como objetivo permear miséria, desgraça e discordâncias fúteis. E nesses últimos, a humanidade já é especialista em ter coletâneas de situações e casos históricos desse tipo de permeio. Para muitas pessoas sou até anti-social, rude, grosseiro, porque não gosto de ficar de rodeios, afinal, a embromação é o estilo dos mau intencionados.
    Mas voltando à sua situação, que, inclusive, teve o fato dos policiais que fotografaram e publicaram por razões sádicas, fúteis, frivolas em suas redes sociais fotos do seu pai e da forma que o encontraram. Policiais e militares existem em todos paises do mundo, mas aqui no Brasil, essas instituições estão historicamente e de forma arraigada, cheia de gente desse tipo. Mesmo se seu pai não fosse uma pessoa pública, conhecida, em função dos trabalhos de toda a vida em tv, teatro, na mídia. Se fosse, uma simples pessoa desconhecida, sem tal publicidade, não importa, o que fizeram foi digno da expressão de babacas, imbecis, merdas corporativos, que deveriam ser demitidos. E antes tais fotos tivessem sido feitas com intuito de instruir de forma ilustrativa o Inquérito Policial, pois, nesse caso, a publicidade delas, caso vasassem da foma que ocorreu, seria de responsabilidade do Delegado e da Delegacia da Polícia Civil, ao invés de acabarem em sites e páginas de hebefrenicos institucionais para o deleite de sádicos fofoqueiros em suas redes sociais. Acredito que se você está com apoio jurídico, que, talvez, a OAB/RJ, tenha alguma comissão para esse tipo de abuso de funcionário e servidor público, independentemente de ser civil, militar ou policial.
    E justamente esse conceito que não discrimina a diferença entre funcionários públicos civis e militares é o que faz a diferença logo de cara entre países e sociedades mais evoluídas e amadurecidas do que o Brasil e nossa sociedade.
    Mais uma vez, envio meu sincero apoio e condolências com você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabugento O Terrível.

      Não quero ser redundante em meu atual comentário acerca de meu comentário anterior, mas já que o uso deses aparelhos andróides, celulares-andróides é tão comum, tão aliás comum que tem gente que desenvolveu uma verdeira "cyber-psicose" por esses aparelhos e redes sociais, ao menos, que, funcionários públicos, como os policiais que postaram fotos do cena da morte de seu pai em suas redes sociais privadas, usasem esse mesmo recurso de filmagem e fotografia desses celulares-androides, para ilustrar, instruir preliminarmente, seus relatórios profissionais e até Inquéritos Policiais, de forma que os posteriores laudos técnicos e sequencia elucidativa dos fatos pudesse de forma analítica ser confirmados ou melhor elucidados em caso de dúvida por tais imagens contendo data e horário.
      Em muitos países desenvolvidos, o uso de câmeras de filmagem e fotografia, com registro de data e horário tem sendo usada como aparato auxiliar cronológico elucidativo de relatos e depoimentos em diversas situações da vida quotidiana em geral e também profissional pública e privada. Seria um emprego bem mais útil desses aparelhos e recursos, do que a tão banal utilização para fins depredatorios e hedonismos fúteis, torpes e degenerados manifestos de personalidades próprias e alhures.
      Mais uma vez, agradeço sua atenção e me solidarizo com sua dor e luto.

      Excluir
  17. Rabugento O'Terrivel (resolvi escrever do jeito irlandês em homenagem ao centenário da independência e criação da República da Irlanda depois de aproximadamente 600 anos de domínio Inglês).

    A crise do Corona vírus aparentemente está "relaxando", mas o Brasil não consegue evoluir, progredir em sentido positivo petreo, de base. As posturas da índole do "malandro otario", aquele que se acha tão malandro, tão "izpertu", mas no fundo, no final, acaba sendo o grande otario. E tal mentalidade, é expressa pela famoso e popular termo e mentalidade do "para inglês ver". Como se isso fosse solução.
    Mas sabem o que na prática ocorre? O "inglês" vê, percebe o "mico" e mantém sua postura objetiva, afinal, no final das contas, no fundo, quem vai arcar financeiramente e historicamente, é o brasileiro mesmo e suas futuras gerações. Ademais, o dia que o "inglês" tiver que fazer o trabalho pelo brasileiro, é sinal de que o brasileiro não é mais necessário. Isso é regra gestacional administrativa e em termos básicos conceituais, a administração pública não é diferente da administração privada e ao se estrutuar um organograma hierárquico administrativo, tem que planejar muito bem e também a dotação orçamentária e claro, a relação custo-benefício. Empresa privada por acaso mantém filial que se sustenta? Ou que consome mais do que aufere em termos de benefícios funcionais? Não! Demite logo, fecha a representação, se repensa para restruturar, realocar os funcionários em outros departamentos, enfim. Tem logo um sentido ágil e conhecimento estrutural estratégico do sistema organizacional e funcional. E por isso, tem também plano de equivalência salarial e benefícios de carreiras. Porque quanto mais alto o cargo na estrutura administrativa, maior a responsabilidade e por isso nos expedientes funcionais, é o primeiro a chegar, saber, estar ciente e o último a sair, bater o ponto de saída do fechamento do expediente, mesmo que leve trabalho pora casa e use suas horas fora do expediente mais formal, para estudar e "não deixar a peteca cair" .
    Quanto mais alto o cargo e função, maior a responsabilidade e consequências e por isso, maior o salário e benefícios, já que o dinheiro, a monetarizacao, são representações referenciais da moeda específica em termos do país específico. Em termos monetários de títulos e suas representações na moeda específica são também sistema de compensação, equivalência relacional.
    Mas enfim, os hospitais de campanha da crise do Corona, mau estão cumprindo sua função e finalidade, daqui a pouco isso acaba, e no entanto, valores, trabalho foram empregados, gastos. Mas no Brasil é assim. Usam-se esses fatores, ocorrências para unicaamente justificar a incúria da dirigencia da mentalidade da conquista do Estado brasileiro. E por isso, que se fazem Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo, Olimpíadas em menos de 2 décadas, eventos que países e sociedades anos-luz mais desenvolvidas e estruturadas em termos conceituais não fazem e quando fazem, se candidatam a fazer, é porque já possuem infra-estrutura pré-existente e necessitam apenas de uma pequena conferência nos padrões do evento específico. E justamente por isso, não vão investir absurdos de valores em eventos hedonistas e efêmeros de quem quer que esteja no poder político. Essa a diferença petrea, básica, conceitual de solidez. E no Brasil, isso está longe de ocorrer, seja o partido político que for, porque tanto as cabeças como os pés tem merda na argamassa e merda, não tem solidez. Afinal, ao se aceitar um cargo, carreira que for, se sabe de antemão o salário, benefícios, responsabilidades e expedientes funcionais. Seja em estrutura administrativa publica ou privada. No nível que for.
    Mais uma vez, agradeço sua paciência e atenção aos meus escritos, sobretudo, nesse seu momento tão doloroso pela súbita e imprevisível partida de seu pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas