Chacrinha póstumo

Divulgação

A idade é fogo. Não sou tão velho quanto esse chavão mas a cada dia sinto com mais força que o tempo passa. Pode ser ao me deparar com as rugas na frente do espelho (por isso nunca olho com os óculos de leitura), na falta de fôlego para praticar esportes (inclusive o de alcova), ao ouvir os estalos implacáveis das articulações ou até vendo televisão.

Isso mesmo, vendo TV. Outro dia, o zapear me colocou frente a frente com um programa do Chacrinha, já na fase da Globo, sua última emissora. Assistindo àquela zorra pré-histórica, me dei conta de que quase todo mundo ali já havia morrido. A começar pelo apresentador, o Velho Guerreiro, que deu sua última buzinada em 1988. Entre as suas atrações naquele dia, estava o cantor Agepê (morto em 1995). No júri, o cabeleireiro Silvinho (1989), Jece Valadão (2006), Elke Maravilha (este ano). Isso sem falar no ajudante de palco, o Russo, que também morreu em 2017.

Adesista que era, Chacrinha promovia na época o então presidente José Sarney, aquele da inflação a 80% ao mês, hoje um cadáver político. Nem os anunciantes da atração escaparam, já que as empresas do merchandising não existem mais.

E não me dei ao trabalho de especular sobre as garotas que se espremiam no auditório. Claro, eram jovens mas a "indesejada das gentes", como dizia o finado Manoel Bandeira (ido em 1968), não escolhe idade. Poeta ou político, rico ou pobre, atleta ou sedentário, homem, mulher, gay, ninguém escapa. Não deixa de ser um consolo.

Só é de se estranhar que no intervalo do programa reprisado não houvesse um único anúncio de plano funerário...

Ah, o nome do canal?

Viva.


LEIA TAMBÉM:


Ao terminar esta crônica fico sabendo que hoje morreu Jerry Lewis, que tanto me deu um dos maiores prazeres da vida, o riso.





Comentários

  1. Como já disse Alguém, até os 40 a vida vai nos dando as coisas. Depois dessa idade ela começa a tomar de volta. Ai leva nossa saúde, nossa família, nossos amigos... Eu que tenho a sua idade e portanto percepções parecidas, acabo de sair da segunda cirurgia de joelho e o ortopedista falou: "se não perder peso em breve precisará de próteses no joelho". Com isso la vai a vida levando o meu prazer de comer...

    ResponderExcluir
  2. Também assista a alguns programas no canal Viva, mas prefiro o TCM que passa muitos bons filmes antigos , inclusive Xena, a Princesa Guerreira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas