Minha amiga do outro mundo

 Ao entrar no restaurante, procuro uma mesa na área daquela garçonete que já ficou minha amiga. Logo ela vem com seu sorriso franco e tímido. Noto que as mechas loiras no cabelo castanho desapareceram. Pergunto por quê?

_ É muito caro, preciso juntar dinheiro pra ir no salão fazer.

Minha amiga ganha pouco mas deu a sorte de conseguir um emprego numa empresa que valoriza os funcionários. Agora, imagine, ela está fazendo curso de sommelier. Para quem saiu de uma pequena cidade no interior do Maranhão e ainda vive numa favela carioca, é uma escalada impensável.

_ O curso é difícil, tem que experimentar os vinhos todos pra saber as diferenças. E também a história, os nomes _ diz ela com a voz de menina e um carregado sotaque nordestino.

Com a ascensão profissional almejada, ela pretende sair da favela, onde o baile funk das sextas-feiras não a deixa dormir e faz as paredes do seu casebre tremerem. O pior é que não há com quem reclamar. A Polícia Militar da área está comprada pelos traficantes. Tiroteio, só quando o pagamento da propina atrasa. Minha amiga divide a moradia com uma irmã mais nova, que também não volta à terra natal de ambas há tempos.

_ Lá na minha cidade no Maranhão, quando chove, a gente anda com lama pela cintura.

Não pelas canelas nem mesmo pelos joelhos, pela cintura. 

Eu penso na miséria que vi em São Luís e fico imaginando quão pior devem ser os municípios mais pobres de um estado que já teve até um presidente da República. Enquanto esse tal de Brasil machuca meus pensamentos, observo aquela jovem roçar as unhas umas nas outras e respirar descompassadamente, ao mesmo tempo feliz e envergonhada porque pela primeira vez um dos frequentadores daquele restaurante chique do shopping se interessa pela sua história.

Pergunto se ela tem namorado, se ela não se diverte.

_ Eu tomo uma cerveja mas não no alto do morro. Lá não falo com ninguém, a gente tem que passar e nem olhar para os bandidos. Um vizinho meu estava fazendo uma selfie e atrás dele passaram os traficantes. Tomaram o celular e deram uma surra nele, bateram com tijolo. Ele ficou tão machucado que precisou dizer no trabalho que tinha sido atropelado.

A alegria de deixar de ser invisível naquele ambiente tão diferente da sua realidade é tanta que ela se esquece de servir as outras mesas. Um gerente passa olhando atravessado e minha amiga se desculpa por interromper o papo. Eu sorrio pra ela e decido que quando terminar de comer vou lhe dar uma boa gorjeta.

Para que as mechas loiras voltem a alegrar seus pensamentos.

Foto: Marcelo Migliaccio


Comentários

  1. Nas comunidades quem faz o papel do STF são as facções. "Na favela tu aprende".
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Quanta beleza encontramos em fragmentos de tragédias urbanas e humanas. A amiga merece ter a imagem postada. Com ou sem mecha.

    ResponderExcluir
  3. Sempre acreditei no Lula, mas lamento profundamente que ele não tenha investido pesado no nordeste, com indústrias e grandes empresas, para que o povo de lá não precisasse vir para o RJ e ir para SP passar necessidade.
    Minha mão é paraibana, e conheço bem o sofrimento dos nordestinos aqui no RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me discordar Cury. Sou carioca e vivo na Bahia há 20 anos. Se tem uma coisa que presenciei no governo do PT foi a diminuição da necessidade do nordestino se mudar para o Sul por falta de oportunidade. Infelizmente a coisa agora está voltando a ser como no passado.

      Excluir
  4. Estava sentindo falta das suas crônicas, Marcelo. Obrigado por postar. :-)

    ResponderExcluir
  5. Rabugento O Terrível

    Vou "pelar o saco" um pouco mais do blog. Portanto seu blog está sendo pelado. Minha filha diria logo. Isso é coisa de "reencarnação de Átila, o huno!".
    Mas, enfim. O Ministro da Economia do atual governo brasileiro, está divulgando que, 2020 pode fechar o ano "sem perda de empregos formais, apesar da crise da COVID". Bem, infelizmente a cultura política bradileira têm essa característica "autocrata-messiânica". E como toda forma de cultura, usa características sócio-culturais dos povos, penso que, mais uma vez, em outro governo, estão se valendo de "fatores psico-placebo", para um efeito psicossomático de credibilidade ouu até euforia temporária.
    Não sei se caso aplicassem as medidas que sugeri, como mexer na alíquota tributária e até zerar tributos totalmente incabiveis para a realidade sócio-econômica brasileira, como por exemplo, IPI, ICMS e ISS ( 1 federal, 1 estadual e 1 municipal), fora isso, a medida da regra dos cargos comissionados (DAS), que existem nos vários Poderes e em variados níveis da União, Estados e Municípios, que, sendo funcionário público de carreira, da ativa ou aposentado, da pessoa indicada ao aceitar, ter o pagamento do salário de carreira suspenso pelo tempo em que estiver no comissionamento, mas o tempo de serviço, contar para a carreira originária do funcionário, afinal, o tempo corre de forma igual para pessoas físicas e jurídicas, sejam publicas ou privadas e pessoas jurídicas públicas e privadas são compostas e pensadas por pessoas físicas e mesmo os conceitos de garantias e direitos básicos, petreos, constitucionais são também aplicados estruturalmente e analogamente às pessoas jurídicas.
    E talvez essas medidas, futuramente (eu sei, esse termo, "futuramente" no Brasil, já virou "chaveco" de 171), os partidos políticos brasileiros começassem a se entender e parar com essa "velha forma de política" de mentalidades "caudilhescas, "autocratas", vez que, partidos políticos são pessoas jurídicas privadas mas com função pública, ainda que não estejam no poder ou no exercício do poder, função no Executivo e Legislativo, vez que, mesmo a oposição, seja de representatividade no Legislativo e até no Executivo tem que ter importância para quem estiver na maioria do poder, vez que, o sistema funciona assim. Hoje que é maioria na situação, pode no amanhã não ser mais. E só dess forma, ao longo do tempo, se amadurecer, evolur com, cada vez menor quantidades de "baixas", desgastes de tempo e energias, essas perdas desnecessárias, além do que, deixar um legado de evolução, amadurecimento em sentido de mentalidade conceitual positiva, nas instituições de crucial importância nas sociedades modernas desde os séculos 18/19. No Estado e nos partidos políticos e seus enormes e inegáveis alcances na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que faço sempre é perguntar o nome de quem me atende. Garçom, com toda a razão, odeia ser chamado por apelidos ou assobios. Imagino que você saiba o nome de sua amiga, mas tenha evitado citar?

    ResponderExcluir
  7. Socialista morando na Urca kkkk , assim é facil .... o Marcelo D2 vai pra California , Marcia Tiburi Estados Unidos kkkk

    ResponderExcluir
  8. Rabugento O Terrível

    Escrevi aqui em comentario anterior, à titulo de exemplo, dizendo para quem puder, ler a Declaração de Independência dos EUAde 1776. Esse documento é a justificativa de motivos para a criação daquele país, para a constituição daquele país. E contém elementos e conceitos de base, que o Brasil até hoje não conseguiu de forma clara e precisa se resolver.
    Há preceitos econômico-financeiros e tributários que têm mesma base e se relacionam através de conceitos e preceitos inegáveis sob ponto de vista de esteaamentos, que não se pode fugir, pois se cria uma fantasia gestacional e administrativa que só se sustenta com discursos do tipo "palavras ao vento". E esse tipo de discurso, só serve para propagandear a fantasia e claro, só vai enganar o proprio povo local, vez que, credores e investidores estrangeiros, sabem disso e não se impressionam com tais atos e discursos.
    Portanto, a questão não é a forma de governo. Se, presidencialista, parlamentarista, monarquia absolutista, monarquia constitucional parlamentaria, ditadura, democracia, "esquerda", "direita", "centro", "socialismo", liberal-capitalista", "multipartidarismo", "bipartidarismo","monopartidarismo". Afinal, 66,6666666...% do Estado e do sistema atuante nos Poderes Executivo e Legislativo, saem dos Partidos Políticos e suas dinamicas de representatividade e o Poder Judiciário é somente 33, 3333333....% e só vai apreciar questões, se convocado ou por atribuição de função e não pode estar "bancando a babá"dos outros 2 Poderes e Partidos Políticos porque um "bando de marmanjos e marmanjas são deslumbrados e mau resolvidos", além do que, o Judiciário têm função também de dirimir conflitos em toda sociedade e não apenas dentro de um Estado mau resolvido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas