Translate

terça-feira, 1 de março de 2016

Vão acabar transformando Lula num mártir

Alguma cabeça pensante do Judiciário, da confraria que controla a imprensa ou mesmo do DEM ou do PSDB poderia avisar seus pares de que a derrubada da presidente da República está sendo feita da pior maneira possível. Essa perseguição sem trégua aos políticos do PT e aliados está dando muito na vista. Tudo bem que é um jogo de cartas marcadas mas não deveria parecer.

Não fica bem a Polícia Federal só ter olhos para Lula, para o triplex que não é do Lula, para a obra do sítio em que Lula pesca, para a caixa de cerveja que o Lula bebe. Não dá pra engolir o TSE questionando as doações para a campanha de Dilma e deixando em paz os doadores de Aécio e Marina, igualmente implicados na Operação Lava Jato.

Poderiam dar uma ou outra manchete para os escândalos tucanos, por exemplo...

Poderiam mandar derrubar alguma mansão construída em área de preservação ambiental, quem sabe? Não, isso não fariam...

Mas, sabe, fica parecendo perseguição.

A turma da direita deveria escolher uma meia dúzia de corruptos entre seus pares e pôr na cadeia. Podem ser os mais chatos, o critério de escolha pouco importa. Só para dar a impressão de que está sendo feita uma faxina ética no país sem intocáveis, sem protegidos, sem vista grossa. Não dá pra embarcar num movimento moralizador que só coloca petista em cana, a não ser que você seja mal intencionado ou retardado. Peraí, mas cadê os outros ladrões! Tudo bem, não falo nem do Eduardo Cunha, que pode levar meio mundo junto se resolver abrir a boca, mas um outro peixe grande da oposição poderia muito bem ser atirado aos tubarões. Seria um sacrifício em nome de uma causa, diriam a ele...

Do jeito que está sendo dado esse golpe, o povão reluta em aderir. Mesmo com a inflação alta, tem-se aquela sensação, lá no fundo da alma, de que estão armando de novo. Como armaram elegendo Tancredo-Sarney, depois Collor... e tantas outras vezes, Plano Cruzado, congelamento de preços... "tem que dar certo", lembra?

Assim, os golpistas vão acabar dando um tiro no pé. Se for preso, Lula pode até não se candidatar em 2018 mas vai sair como mártir logo depois. Ficará como o perseguido pelas elites. O PT _ a despeito de seus erros e acertos _  vai acabar como vítima dos tubarões que mandaram no Brasil de 1500 até 2002. E, se resistir à saraivada golpista e chegar à TV, o metalúrgico engolirá todo mundo mais uma vez. É esse o motivo que faz os grandes jornais atingirem as raias do ridículo: medo do pentacampeonato do PT nas urnas em 2018.

A derrubada de um presidente, seja qual for o motivo alegado, precisa ter um mínimo de lisura, de imparcialidade. Não dá pra ser um choro ressentido de quem foi derrotado nas urnas quatro vezes seguidas.

Se bem que golpista não está nem aí para a decência. E pode ser esse o caminho da sua ruína.


Foto: Marcelo Migliaccio

3 comentários:

  1. Governar beneficiando a massa trabalhadora e miserável, principalmente no Brasil causa a ira dos privilegiados. Tentam apagar a história do lula. Tomara que o gigante adormecido se ligue.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Marcelo. Em nome da ganância e da retomada absoluta de parte do "poder" financeiro no Patropi (sim, o poder não é petista, é neoliberal e transnacional e, claro, dos donos do capital), a direita usa de métodos sórdidos porque segundo os cânones neoliberais, os meios "justificam" os fins. Para tanto, usam de todos os álibis mafiosos possíveis (sim, a direita é unida, infelizmente a esquerda não o é). Mas esta esperteza, quando é demais, como diria Tancredo, acaba comendo o dono dela.Esperteza em excesso e golpismo com ressentimento, pode transformar-se (e tudo leva a crer) na burrice do demônio e, resultar no tiro no próprio pé.

    As pessoas que apoiam a ideologia política de direita tendem a ser menos inteligentes do que as pessoas que apoiam a ideologia de esquerda; e aquelas que têm baixo QI na infância, quando crescem, têm opiniões racistas e homofóbicas, afirmou o polêmico (e verificável, se houver isenção) estudo.

    Políticos conservadores incentivam o preconceito, segundo os acadêmicos canadenses. A pesquisa realizada no Reino Unido, com mais de 15.000 pessoas, correlacionou a inteligência na infância com pontos de vista política na vida adulta.

    O status social também desempenha um papel importante. O estudo publicado na revista Psychological Science revelou ainda que a ideologia de extrema-direita, geralmente, atrai pessoas com baixa capacidade de raciocínio, mais carregadas de valores racistas e xenófobos.Os indivíduos com habilidades cognitivas inferiores geralmente têm ideologias mais conservadoras, pois defendem a manutenção do status quo. A ideologia de direita proporciona uma sensação difusa de ordem.

    Aqui, no Patropi, não tenho dúvida alguma da "burrice" e do mau-caratismo da direitalha quase sempre inculta. Com muito asco, citarei o nome de alguns dos bandidos , alguns muito parvos/toscos mesmo: Eduardo Cunha, Agripino Maia, Ronaldo Caiado, Feliciano, Bolsonaro, Paulinho da Força, Lúcio Viera Lima (irmão de Geddel), Aécio Neves, Jose Serra, Geraldo Alckmin et caterva.

    Cá entre nós, quem marcha ao lado de gente dessa estirpe aí ou é ruim da cabeça ou é mau-caráter e golpista sem-vergonha mesmo ou inocente útil (sim, idiota).

    Ô direitazinha ordinária essa!

    O Brasil precisa de homens públicos, não de salteadores.

    ResponderExcluir
  3. Oxalá ainda tenhamos gente de bem o suficiente para rechaçar mais esse golpe contra a democracia no Brasil.

    ResponderExcluir