Translate

domingo, 16 de novembro de 2014

Corrupto e corruptor

Quem apareceu primeiro, o ovo ou a galinha? Pra mim foi o ovo, que geraria um ancestral das penosas bem parecido, mas que ainda não era uma galinha como a conhecemos hoje. Uma mutação dentro daquele ovo fez surgir então, a primeira galinha da História, para alegria dos galos de plantão, que já estavam subindo pelas paredes.

Mas a questão aqui é outra. Como a galinha, ela também dá pena, só que outra pena, a pena do dinheiro público que se esvai na corrupção. E nesse caso também falta pena, pena de prisão para corruptos e corruptores.

Quem é mais culpado, o corrupto ou o corruptor?

A questão entrou na ordem do dia porque, pela primeira vez, executivos de grandes empreiteiras foram para atrás das grades. Trocaram seus colchões de pluma de faisão dinamarquês por colchonetes-entorta-cervical e seu caviar por arroz e feijão com macarrão, especialidade do cardápio na carceragem da Polícia Federal.

Como diria um certo barbudo, "nunca antes na História deste país" corruptores de tal monta foram presos. Espera-se que a nossa Justiça não os solte e que os milhões das negociatas voltem para os cofres públicos. São milhões, bilhões que fazem falta nos hospitais e nas escolas, nas vielas sem esgoto e nos barracos insalubres.

Mas, voltando à pergunta do dia. Pra mim, o corruptor é mais culpado, deveria, portanto, ter uma pena maior do que a do funcionário público que aceita propina. O motivo é simples: se as empreiteiras não pagassem o suborno, não haveria corrupção. O servidor público corrupto da Petrobrás, assim como o da Polícia Militar, da fiscalização sanitária, da Receita Federal etc só recebe por fora porque alguém aceita pagar. Alguém que não pensa no próximo nem no futuro, só em si mesmo, na sua conta bancária.

Se ninguém pagasse propina, o corrupto morreria de inanição financeira.

Se esses peixes grandes pegos agora ficarem na cadeia, se forem condenados a penas exemplares e, mais importante, se cumprirem suas penas na tranca, a frase dita ontem pela presidente Dilma vai virar verdade: o país vai mudar.

Com a faca e o queijo na mão, está o poder Judiciário. Depende dele a mudança de mentalidade que só vem com um belo exemplo.



8 comentários:

  1. Na minha época de moleque eu ouvia falar da Falange Vermelha e ficava apavorado, hoje em dia tenho mais medo dos políticos corruptos que rouba muito mais que os bandidos.
    Bem que poderia aparacer uma versão atual do Mão Branca dos anos 80 para matar esses canalhas que roubam sem pena nossas escolas, hospitais, prefeituras, etc...
    Fui síndico do prédio onde morei por 2 anos, e resolvi pintar o prédio com um dinheiro que recebemos de um apto.que não pagava condomínio a 7 anos, fiz 5 orçamento, 4 empresas me ofereceram vantagens caso fosse escolhida, fiz uma reunião e pedi ajuda as moradores na escolha, sem saber da malandragem das 4, escolheram aquela que não "tirava" para depois me dar. Fiquei aliviado e a pintura ficou muito bem feita e de forma honesta.
    Claro que o corrupto merece punição, mas os corruptores aparecem sem esperarmos.
    Cury

    ResponderExcluir
  2. Politicamente falando, até que nível essa roubalheira chega?
    O país só vai mudar quando o/a corruptor líder for preso.
    Estão no caminho certo. Falta saber até onde vão chegar.
    Ariel

    ResponderExcluir
  3. Para mim corrupto e corruptor são peças da mesma engrenagem e a questão de estar pagando ou recebendo é apenas circunstancial, ambos são e serão sempre corruptos. Quanto ao ovo e a galinha evolutivamente você está correto e só errou na questão dos galos que também não existiam ainda, já que são da mesma espécie da galinha.

    ResponderExcluir
  4. Que bom. Fico contente em saber que o nosso estimado blogueiro entende e acredita na teoria da evolução. Um criacionista a menos...

    ResponderExcluir
  5. Uma barriga de gestação pode atrapalhar, daí vem a praticidade para o animal q põe o ovo e se livra do peso extra. Para as aves especialmente por voarem, ficam mais leves e ageis, etc.
    Acho q é a mesma coisa para os empresarios, q se nao soltarem a proprina aos dirigentes dessa ou aquela empresa (estatal principalmente) não vao conseguir nenhum serviço. Quase sempre nesses casos, sao os corruptos q achacam o dinheiro dos corruptores...

    Torelly

    ResponderExcluir