Translate

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Rocinha agora é de quem?


"Caveirão" da PM no pé do Morro do Vidigal. Tão castigado pelos fuzis dos marginais de outras favelas, ele não levou um só tiro na operação do último domingo


"A Rocinha é nossa", berra em manchete o jornal que tem nome de biscoito de polvilho.

"Nossa" de quem?

Pensei que iriam hastear a bandeira da TV Biscoito no alto do morro depois da invasão militar. Blindados da Marinha e caveirões do Bope e do Choque para enxotar meia centena de bandidos. Os outros cinquenta do bando ficaram por lá mesmo, pois não têm ficha na polícia e vão passar o dia sentados no meio-fio, olhando para os PMs de cara feia.

O ufanismo na mídia foi maior que o do tricampeonato de 70. Rocinha, ame-a ou deixe-a! Ninguém segura essa favela! A mesma imprensa que alardeava a existência de um exército com 400 fuzis, metralhadoras anti-aéreas e etc teve que reportar uma invasão tranquilíssima. Viu? Bem-feito pra você que madrugou no domingo esperando ver um grande tiroteio ao vivo. Quem mandou acreditar na revista semanal tucana que pensa que leitor é cego?

Mas o mais chocante nessa cobertura foi a imagem feita do helicóptero da polícia quando o traficante Nem foi tirado do porta-malas do carro em que fugia.

Aquilo é uma imagem pública, foi feita de dentro de um veículo do Estado, por um equipamento do estado, operado por funcionários públicos pagos pelo contribuinte.

Era uma imagem que deveria ter sido entregue a toda a imprensa simultaneamente, talvez numa entrevista coletiva, pelo próprio secretário de Segurança Pública do Rio.

Mas, não, foi dada ao Fantástico, onde foi exibida em primeira-mão na noite de domingo. As outras redes de TV só não reclamaram porque fariam o mesmo se pudessem.

Aaahhh, agora entendi quem é o "nossa" da manchete do jornal biscoito.

São eles mesmos.

A Rocinha agora é das Organizações Biscoito de Polvilho!

A Rocinha só, não... o Alemão, o Carnaval, o futebol, o Papai Noel, o Réveillon em Copacabana, o Rock in Rio, o Roberto Carlos, o governo do Estado, a prefeitura...

Só a Presidência da República não é deles. Há mais de oito anos. Mas, diariamente, eles lutam para recuperá-la para seu braço político, o PSDB. Especialistas em marolas e em acusações sem provas, vomitam seu noticiário viciado e deturpado, que não informa, por exemplo, que o governo federal ajuda o Rio a fazer 70 mil casas populares em favelas muito mais miseráveis que a Rocinha.

10 comentários:

  1. Acho correto informar data de ocupação. Finalmente está havendo inteligência. Não importa se dá tempo pra 20 ou 200 fugirem, não é relevante, desde que nenhum inocente sequer seja ferido.

    PS: Pseudo-cristãos confessam ódio à verdade dos fatos, mandando #vergonharecord pra primeira posição nos TTs do Twitter. Estão revoltados com denúncia de farsa.

    ResponderExcluir
  2. SEMPRE me questiono sobre esses 'furos', sobre como essa tevê consegue essas imagens exclusivas. Quem sabe a peso também de dinheiro, além da visibilidade às pessoas envolvidas.

    ResponderExcluir
  3. Migliaccio, vc acha que a tendência é o enfraquecimento da grande mídia? Acha que isso já está acontecendo?

    Valeu.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso ainda demora, Andre, mas consciências críticas vão se formando na diversidade da internet e na proliferação dos canais a cabo. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,o importante é que a operação foi executada,sem o disparo de nem um tiro.
    Quem conhece a Rocinha não acreditava que isso seria possível.
    Portanto,vamos confiar que a partir de agora aquela gente possa viver longe do domínio de traficantes. Abs.
    Monica.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez concordo com Marcelo, se pudesse, a tv biscoito de polvilho (rsrs) tomaria conta até do Vaticano !!!

    Brizola sempre dizia que se a Globo não gosta, deve ser bom !!!

    Paulinho Cury

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho tanto asco da tv com nome de biscoito (aliás, não assisto canal algum, ate´por absoluta falta de tempo) e muito menos leio a famigerada VEJA e toda a midia DEMO(XÔ SATANÁS KKK)TUCANA.. que não tecerei comentário por receio de ser "agressivo" ou mal interpretado. Só digitei para parabenizá-lo pela lucidez, tão jejuna nestes tempos neoliberais e consequentemente, decadentes e nivelados por baixo.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Quem manda na rocinha sempre foi a policia meu camarada. Só mundou um pouco a política...E o comandando da PM. Ah e é claro, o comandante do bope deposi da invasão do complexo do alemão.

    Drapetomaniaco.

    ResponderExcluir
  9. temos que ver que, até que fim fizeram alguma coisa pela quela gente.independente de qualquer coisa. que vem pela frente.

    ResponderExcluir
  10. Independente do que vier pela frente? Pergunta pros moradores do Alemão, sem câmera, sem microfone, sem identifcação de nomes.

    ResponderExcluir